Sexto Sermão - Sobre a Piedade

Quem quiser fazer um sermão sobre a piedade, deve definir a piedade e usar essa definição como tema do sermão.

Primeiro, vamos rezar para que o Espírito Santo me dê a mim a graça de dizer, e a vocês a graça de ouvir e de colocar em prática estas palavras ditas em Sua honra e para a salvação das nossas almas. E com amor, com reverência e em honra de Nossa Senhora, Santa Maria, digamos uma "Ave Maria".

A piedade é um instrumento com o qual se é compassivo com os homens bons e em grande necessidade. A piedade é um bom e grande instrumento que o Espírito Santo dá com compaixão àqueles que têm compaixão, com lágrimas e suspiros, pelos seus semelhantes quando os vêem necessitados.

O Espírito Santo é amor e sabe que o homem que morre em pecado será privado de todas as coisas boas no inferno. Portanto, Ele dá piedade ao homem, como Sua criatura, para que ele possa sentir compaixão por si mesmo, ou sentir alguma preocupação por si mesmo.

O Espírito Santo faz uns homens servir outros homens para que eles se possam ajudar uns aos outros, e não lhes falte nada de bom.

O Espírito Santo concede o dom de piedade como instrumento de consolação, de visitação, de doação, de misericórdia e de perdão.

O Espírito Santo dá a piedade aos ricos para que possam sentir compaixão e piedade pelos pobres, porque ambos são da mesma natureza humana e podem partilhar em comum a bondade do amor.

O Espírito Santo dá a piedade ao homem pobre para que possa sentir preocupação consigo mesmo e ter esperança no homem rico, a quem o Espírito Santo dá piedade para que tanto os ricos como os pobres possam participar da piedade.

O Espírito Santo não tem compaixão pelo homem que não tem compaixão de si mesmo nem do próximo, porque a piedade segue a caridade, como a filha segue a sua mãe.

Deus Espírito Santo procede de Deus Pai e Deus Filho através do amor, e o Espírito Santo é amor. Por isso, Ele dá piedade que procede como amor quando o homem rico ama o seu vizinho pobre.

Deus Espírito Santo dá piedade para que a piedade possa produzir choros e suspiros com súplicas ao Espírito Santo pelas suas graças, oração ao Espírito Santo para dar dons de graça aos pobres, para capacitá-los a obter comida, roupas e abrigo que eles necessitam, e curar os enfermos através dos bons dons da graça, para que possam servir a Deus.

Visto que a piedade é um parente de sangue da contrição, da confissão e da satisfação, o Espírito Santo dá a piedade para tornar o homem misericordioso, gracioso, generoso e perdoador.

O Espírito Santo dá a piedade com bondade, para torná-la numa virtude boa. Ele dá-a com grandeza, para torná-la numa virtude grande. Ele dá-a com duração, para que o homem possa perseverar nela. Ele dá-a com poder, para capacitar o homem a ter suspiros e lágrimas com esse poder. Ele dá-a com intelecto, para que o homem possa compreender a piedade e direcionar a sua vontade para a piedade. Ele dá-a com amor, para que esta piedade seja uma piedade amorosa. Ele dá-a com prazer, para torná-la num hábito de consolo.

O Espírito Santo dá a piedade com a justiça contra a injúria, com a prudência contra a imprudência, com a fortaleza da alma contra a fraqueza da alma, com a temperança contra a intemperança, com a fé contra a infidelidade, com a esperança contra o desespero, com a caridade contra a iniquidade e com a sabedoria contra a estupidez.

O Espírito Santo dá a piedade com generosidade contra a avareza, com a abstinência contra a gula, com a castidade contra a luxúria, com a humildade contra a presunção, com a diligência contra a preguiça, com a legalidade contra a inveja, com a paciência contra a cólera e com a verdade contra a falsidade.

O Espírito Santo dá a piedade para que o homem ansioso possa encontrar o descanso através da piedade. Ele dá a piedade contra a hipocrisia; Ele dá a piedade contra a vanglória; e Ele dá a piedade contra a grosseria.

O Espírito Santo dá a piedade para trazer lágrimas aos olhos e abrir os ouvidos para as Suas poderosas obras; e para que os homens ricos não sintam vergonha de se associar com os homens pobres; e para que o alimento seja dado aos pobres; e para que os pobres sejam vestidos; e para que o homem possa apreender e imaginar as carências e as enfermidades sofridas pelas pessoas pobres e necessitadas; e para que Deus seja entendido como um Deus compassivo; e para que Deus seja amado pela sua piedade; e para que sejam lembrados os dons que Deus dá e os pecados que Ele perdoa.

O Espírito Santo dá a piedade aos prelados, para que possam exercer as funções do seu prelado de maneira piedosa. Ele dá piedade aos príncipes, para que possam governar de uma maneira piedosa.

Mostramos de que maneiras o Espírito Santo dá a piedade. Portanto, o pregador deve declarar esses caminhos às pessoas, para que possam ter piedade e servir o Espírito Santo que lhos dá.

Este sermão terminou. Oremos ao Espírito Santo para que nos conceda a piedade, pois Ele é o nosso Pai. Agora, com amor e reverência por Ele, e em Sua honra, digamos o "Pai Nosso".

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Sete Dons do Espírito Santo » Sexto Sermão - Sobre a Piedade