Primeiro Sermão - Sobre a Sabedoria

Quem quiser fazer um sermão sobre a sabedoria, deve definir a sabedoria e usar essa definição como tema do sermão.

Ao começarmos, oremos ao Espírito Santo para que me dê a mim a graça de dizer, e para lhe dar a si a graça de ouvir e de colocar em prática estas palavras ditas para a Sua glória e honra e para a salvação das nossas almas. E para homenagear Nossa Senhora, Santa Maria, com amorosa reverência, rezemos uma Ave-Maria.

A sabedoria é um dom que o Espírito Santo dá ao homem para capacitá-lo a compreender e a usar sabiamente as coisas boas que Deus dá pela graça do Espírito Santo, como a riqueza e a honra.

O Espírito Santo dá a sabedoria ao intelecto humano de maneira regulada. Consequentemente, aquele que adquire os hábitos da sabedoria, obtém regularidade e ordem na sua vontade, na sua memória e nas suas potências inferiores, a saber: (1) a visão, (2) a audição, (3) o olfato, (4) o paladar, (5) o tato (6) o affatus (voz) e (7) a imaginação, e na totalidade dos seus atos de (1) ver, (2) ouvir, (3) cheirar, (4) saborear, (5) tocar, (6 ) verbalizar e (7) imaginar, bem como compreender, amar e lembrar. Portanto, a ignorância e a estupidez não podem entrar ou residir numa pessoa sábia, ordeira e bem regulada.

A sabedoria é uma forma feita de semelhanças de amar e lembrar que são as obras da sabedoria. Um homem sábio produz tais obras quando compreende, ama e lembra sabiamente um objeto que é sabiamente compreendido, amado e lembrado.

A sabedoria permite ao homem usar as suas potências constituintes para compreender, amar e lembrar-se de Deus acima de tudo. Mas a estupidez, que é contrária à sabedoria, faz o contrário. Assim, podemos reconhecer a sabedoria através do seu propósito e através do seu oposto, e podemos saber por que o Espírito Santo dá a sabedoria.

Se o Espírito Santo dá a sabedoria para que Ele possa ser amado e lembrado com sabedoria, Ele também deve dar a sabedoria para que Ele possa ser compreendido com sabedoria. Assim como o Espírito Santo dá a sabedoria para que o homem possa lembrá-Lo e amá-Lo acima de todas as outras coisas, Ele também dá a sabedoria para que o homem possa entendê-Lo acima de todas as outras coisas. Portanto, é errado dizer que o homem não deve tentar compreender o Espírito Santo, Deus Pai e Deus Filho, e que deve apenas acreditar neles. A crença não se eleva ao mesmo nível da compreensão, pois a compreensão está infinitamente afastada da dúvida, ao passo que a crença e a dúvida não têm uma distância infinita que as separe.

O Espírito Santo dá sabedoria ao homem como um instrumento para operar com sabedoria, pois o homem não pode fazer nada com sabedoria se não tiver sabedoria. O fogo recebe o calor como seu instrumento natural para aquecer as coisas, e o homem recebe a sabedoria do Espírito Santo como um instrumento moral e um hábito intelectual para compreender Deus e a Sua obra muito além da capacidade natural do homem.

A ciência está sujeita à sabedoria porque a sabedoria é a forma que molda a ciência. Sem a sabedoria, a ciência não está infinitamente afastada da estupidez. Muitos homens, de facto, adquiriram a ciência através das artes liberais ou mecânicas, ou estudando o direito ou a medicina. No entanto, eles não sabem como usar a ciência com sabedoria, e quem não usa a ciência com sabedoria está a fazer um uso estúpido dela.

A sabedoria é um hábito espiritual que ninguém pode ver ou tocar, pois não tem cor nem forma. Ninguém pode ouvir a sabedoria, porque a sabedoria não tem voz; ninguém pode cheirar a sabedoria, porque ela não tem fragrância; ninguém pode prová-la, porque não tem sabor; ninguém lhe pode falar, porque não tem linguagem; nem ninguém pode imaginá-la, porque não tem cor nem forma. Então o que é a sabedoria? A sabedoria não é objeto de nenhuma das potências inferiores. Somente as potências superiores podem objetivar a sabedoria, pois o intelecto pode compreendê-la, a vontade pode amá-la e a memória pode lembrá-la.

A sabedoria vive no homem enquanto a graça do Espírito Santo, o doador da sabedoria, estiver viva no homem e na medida em que o homem a compreende, a lembra e a ama. Porém, se alguém entende e se lembra da sabedoria sem amá-la, a sabedoria desaparece, pois ela não pode viver em ninguém sem o amor, porque o Espírito Santo, que dá a sabedoria, procede do amor do Pai e do Filho.

Falamos da sabedoria e mostramos como o Espírito Santo dá a sabedoria, o que é a sabedoria, em que consiste e de onde vem. Agora oremos ao Espírito Santo para que nos conceda a sabedoria, pois Ele é o nosso Pai. Para honrá-Lo com amor e reverência, digamos o "Pai Nosso...".

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Sete Dons do Espírito Santo » Primeiro Sermão - Sobre a Sabedoria