Imitação de Cristo - 3.59. Que devemos colocar toda a esperança e toda a confiança apenas em Deus

  1. Alma: Senhor, qual é a minha confiança nesta vida, e o meu maior consolo no meio de tudo o que se oferece aos meus olhos debaixo do céu?
  2. Não sois vós, Senhor meu Deus, cuja misericórdia é infinita?
  3. Onde estive eu bem sem vós? e convosco onde estive eu mal?
  4. Prefiro ser pobre por vossa causa do que rico sem vós.
  5. Eu prefiro ser, convosco, um viajante na terra, do que possuir o céu sem vós.
  6. Onde vós estais, está o céu; e a morte e o inferno estão onde vós não estais.
  7. Vós sois todo o meu desejo; e é por isso que, longe de vós, só posso suspirar, gemer, e rezar.
  8. Não posso confiar plenamente a não ser em vós, nem esperar nas minhas necessidades de ajuda a não ser somente em vós, ó meu Deus!
  9. Vós sois a minha esperança, a minha confiança, o meu consolador sempre fiel.
  10. «Todos buscam os seus próprios interesses» (Filipenses 2, 21); só vós procurais a minha salvação e o meu progresso, e vós dispondes tudo para o meu bem.
  11. Mesmo quando vós me expondes a muitas tentações e dores, é ainda para minha vantagem; pois vós tendes o costume de testar assim aqueles que vos são caros.
  12. E eu não devo amar-vos e louvar-vos menos nessas provações, do que quando vós me encheis com os mais doces consolos.
  13. É, portanto, em vós, Senhor meu Deus, que coloco toda a minha esperança e todo o meu apoio; é no vosso seio que deposito todas as minhas aflições e todas as minhas angústias; porque apenas encontro fraqueza e inconstância em tudo o que vejo fora de vós.
  14. Não há amigos que me possam servir, nem protetores que me possam socorrer, nem sábios que me dêem conselhos úteis, nem livros que me consolem, nem tesouros suficientemente grandes para me redimirem, nem lugares suficientemente secretos para me oferecerem um porto seguro, se vós não vos dignais socorrer-me, ajudar-me, fortificar-me, consolar-me, instruir-me e tomar-me sob a vossa guarda.
  15. Porque tudo o que parece trazer a paz e a felicidade não é nada sem vós, e realmente não serve de nada para me fazer feliz.
  16. Vós sois, portanto, o princípio e o fim de todos os bens, a plenitude da vida, a fonte inesgotável de toda a luz e de toda a palavra.
  17. E a maior consolação dos vossos servos é esperar unicamente em vós.
  18. Os meus olhos estão elevados para vós; em vós coloco toda a minha confiança, meu Deus, Pai das misericórdias.
  19. Santificai a minha alma, abençoai-a com a vossa bênção celeste, para que ela se torne na vossa santa morada, a sede da vossa eterna glória, e que, neste templo onde vós não desdenhais habitar, não haja nada que ofenda os vossos olhos.
  20. «Olhai para mim, Senhor, na vossa imensa bondade, e segundo a abundância das vossas misericórdias» (Salmos 69(68), 16).
  21. Ouvi a oração do vosso servo, miserável exilado longe de vós na região das trevas e da morte.
  22. Protegei e preservai a alma do vosso pobre servo no meio dos perigos desta vida corruptível.
  23. Que a vossa graça o acompanhe e o conduza, pelo caminho da paz, até à pátria da luz eterna. Que assim seja.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.59. Que devemos colocar toda a esperança e toda a confiança apenas em Deus