Devocionário de São Nuno - Solilóquios com São Nuno

Solilóquios com São Nuno

N. B. — Como são em número de 9 (nove) estes SOLILÓQUIOS, poderão ser eles recitados, à guisa de novena, durante 9 (nove) dias, portanto, consecutivos. Ao fim de cada SOLILÓQUIO, rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai, em homenagem ao Glorioso São Nuno, pedindo-se, no último dia, a Graça ou Graças que se necessitar.

1.º SOLILÓQUIO

E como Vos considero, Santo Glorioso, ainda nos primeiros progressos da virtude de um perfeito imitador de Jesus Cristo, fazei, Glorioso Santo, que também Vos imitemos e intercedei a DEUS por nós, para que, por SEU amor, desprezando os bens terrenos, somente aspiremos conseguir o sumo bem da Glória.

2.º SOLILÓQUIO

Santo Glorioso, ajudai, com o vosso fervor e patrocínio, a quem, neste mundo, flutua em tantas atribuições. Amparai os vossos devotos que, nesta novena, suplicam a vossa valiosa intercessão para que, imitando, na vida, as vossas sublimes: virtudes, mereçamos, na morte, lograr, Convosco, a visão de DEUS.

3.º SOLILÓQUIO

Oh! Portento esclarecido da virtude! E quem Vos imitará na vida e na morte?! Quem como Vós, fugirá aos prazeres do mundo, para gozar dos bens celestiais? Rogai a DEUS, a quem tanto amastes, nos comunique o vosso espírito para que, trilhando nós o caminho: da virtude, sejamos participantes da Glória que, para todo o sempre, lograis no Céu.

4.º SOLILÓQUIO

Grande Santo! Quem como Vós prezará a Honra de DEUS, observando, com inteireza, a Sua Santa Lei?! Santo Glorioso! Pedi que, confessando nós, até os últimos instantes da vida, os mistérios da Santa Fé Cristã, recebamos a Sua Graça.

5.º SOLILÓQUIO

Oh! Maravilha da virtude, verdadeiro imitador de Cristo, socorrei-nos. Santo Glorioso, pedi a DEUS que nos dê resignação e a virtude da paciência; para que possamos sofrer, por Seu amor, as injúrias de nossos inimigos.

6.º SOLILÓQUIO

Mas, oh! Como sois forte, no espírito, Glorioso Santo, que nem as imensas dores, nem os tormentos; vos perturbam! Vós que tendes esse amante coração, em tudo valoroso, rogai a DEUS, amorosíssimo Santo, uma perseverança firme para os nossos corações, a fim de que, padecendo por Seu amor, nesta vida, mereçamos alcançar a Glória.

7.º SOLILÓQUIO

Grande Glorioso Cavaleiro, quanto foi sublime a vossa constância, em sustentar a Lei de Jesus Cristo! Suplicai a DEUS para que tenhamos o mesmo valor e, assim, possamos obter os bens celestiais.

8.º SOLILÓQUIO

Ó Alma bendita! Subi ao Céu a lograr a coroa da Glória que DEUS destina àqueles que sabem dar a vida em defesa da Fé. Rogai por nós. ó Espírito Venturoso! para que DEUS atenda aos nossos rogos, os rogos dos que buscam o vosso patrocino, a fim de que, Convosco, alcancemos O louvarmos, no Céu, eternamente.

9.º SOLILÓQUIO

Gloriosíssimo São Nuno, defensor da Fé é Cavaleiro triunfante do Remo do Céu! A quem, senão a Vos, havemos de recorrer para conseguir, de DEUS, aquilo que a nossa impossibilidade não pode obter?! Sabeis, meu amado Santo, do que mais necessitamos, que é a Graça da Amizade de DEUS, Amigo Fiel, porque, na vida, fizestes o que Ele mandou. Sabeis, também, que necessitamos... (diga aqui a Graça que, em especial, deseja alcançar por intermédio de São Nuno).

Rogamo-Vos, Santo Bendito, por esses vossos merecimentos, alcanceis, de DEUS, o perdão dos nossos pecados e o remédio para as nossas necessidades.

Assim vos pedimos e lembrai-Vos de quem, nesta novena, vos suplica ansioso. Nem podemos esperar menos do Vosso patrocínio, pois, como SERVO FIEL DE DEUS E AMIGO SEU, por Vós há de nos conceder o que pedimos.

Assim o permita a Sua bondade. Assim o conceda a Sua piedade, por vossa valiosa intercessão.

Amém.

Observação: Será interessante que, ao se recitar esses SOLILÓQUIOS, se acenda, junto a um copo de água, uma vela em benefício do nosso Anjo da Guarda e em louvor de São Nuno. Isso, aliás, em cada dia e antes de se recitar o SOLILÓQUIO DO DIA.


Início » Devocionário » Solilóquios com São Nuno