Imitação de Cristo - 3.29. Como devemos invocar e bendizer a Deus na aflição

  1. Alma: Bendito seja o vosso nome para sempre, Senhor, que me quisestes provar com esta dor e esta tentação.
  2. Como não posso evitá-la, o que posso fazer senão refugiar-me em vós, para que vós me socorrais, e que ela se torne útil para mim?
  3. Senhor, eis que estou em tribulação; o meu coração doente está atormentado pela paixão que o oprime.
  4. E agora, o que devo dizer? Ó Pai cheio de ternura! as angústias cercam-me. «Livrai-me desta hora» (João 12, 27).
  5. Mas esta hora chegou para vós brilhardes a vossa glória, livrando-me depois de me humilhardes profundamente.
  6. Dignai-vos, Senhor, socorrer-me nesta situação.
  7. Porque, pobre criatura que sou, o que posso fazer, e para onde iria eu sem vós?
  8. Senhor, dai-me paciência, mais esta vez.
  9. Apoiai-me, meu Deus, e não temerei, por mais pesada que seja esta provação.
  10. E agora, o que mais devo dizer? Senhor, «seja feita a vossa vontade» (Mateus 6, 10).
  11. Bem mereci sentir o peso da tribulação.
  12. Portanto, é preciso que eu a suporte: fazei, meu Deus, que seja com paciência, até que a tempestade passe e a calma regresse.
  13. A vossa mão onipotente pode afastar de mim esta tentação, e moderar a sua violência, para que eu não sucumba inteiramente, como vós já o fizestes tantas vezes por mim, ó meu Deus, minha misericórdia!
  14. E quanto mais difícil é esta mudança para mim, quanto mais fácil é para vós: «é obra da destra do Altíssimo» (Salmos 77(76), 10).
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.29. Como devemos invocar e bendizer a Deus na aflição