Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 55



Como estão na ilusão aqueles que, seguindo o ardor do seu espírito, julgam e condenam sem discrição qualquer outro.
  1. A certos seres humanos, o Inimigo os enganará desta maneira: Muito maravilhosamente eles inflamam o seu espírito a quererem o respeito e a manutenção da lei de Deus nos outros, e a destruição em todos os outros do pecado. Nunca ele (o Inimigo) os tentará, a esses, por uma coisa manifestamente má: ele (o Inimigo) os fará quererem-se tais como se fossem prelados cheios de zelo a vigiar todos os graus da vida cristã das suas ovelhas, ou como faz um abade com os seus monges. A todos os seres humanos, eles vão repreendê-los pelos seus defeitos e faltas, exatamente como se eles estivessem encarregues e tivessem vigilância das almas deles: e sempre eles pensam, assim fazendo, que eles não fariam nada por Deus, se eles não dissessem aos outros os defeitos deles. Eles afirmam que não são levados a isso senão pelo fogo da caridade e pelo amor de Deus que eles alimentam nos seus corações: e eles mentem, na verdade, porque é pelo fogo do inferno, que eles o fazem, o qual flameja nas suas almas e nas suas imaginações.
  2. Tal é a verdade segura, aparecendo como se segue. O diabo é um espírito, o qual não tem nenhum corpo por natureza, tal como um anjo. Mas não é menos verdade, no entanto, que cada vez que o diabo ou um anjo, com a permissão de Deus, tomar um corpo para qualquer mandamento a qualquer humano nesta vida, se harmoniza com a atividade e obra da qual ele é o ministro, que será esse corpo na sua qualidade, e à sua semelhança de qualquer maneira. Os exemplos, nós os temos nas Sagradas Escrituras. Porque cada vez que um anjo foi enviado em corpo, no Antigo Testamento como também no Novo, sempre ele apareceu mostrando, quer pelo seu nome, quer por qualquer acessório ou qualidade do seu corpo, qual era a matéria ou a mensagem da sua missão espiritual. Ora, acontece o mesmo para com o Inimigo. Porque quando ele aparece em corpo, ele representa corporalmente de qualquer maneira o que serão os seus servidores em espírito. Do qual exemplo se poderá tomar isto, mais que em todas as outras coisas, porque eu o sei de alguns discípulos da necromância, os quais têm na sua ciência a evocação dos maus espíritos, e também de alguns aos quais o diabo apareceu com a semelhança de corpo. É que sempre, e qualquer que seja a aparência do corpo na qual eles aparecem, o diabo apenas tem uma única narina, a qual é grande e escancarada; e ele nunca é tão feliz como quando a abre, afim de que o olhar do ser humano aí mergulhe e possa ver assim no cérebro dele, na cabeça dele. Esse cérebro não é nada mais que o fogo do inferno, porque o Inimigo não poderia ter outro cérebro; e se ele pode fazer um ser humano ver para lá, ele não pede mais nada do que isso. Porque o ser humano, perante essa visão, perderá os sentidos para sempre. Mas um perfeito praticante da necromância sabe isso bastante bem, e por conseguinte, ele toma as disposições que ele é capaz, para que o diabo não o incite a isso.
  3. E portanto isso é assim como eu digo, e tenho dito, que sempre quando o diabo toma um corpo, ele se harmoniza com qualquer qualidade desse corpo, aquilo que são os seus servidores em espírito. Porque ele inflama a tal ponto a imaginação dos seus contemplativos com o fogo do inferno, que esses muito subitamente abandonam toda a prudência e discrição das suas ideias e, sem outro aviso, eles tomarão sobre eles o julgar e o censurar dos outros sem olharem para os seus próprios defeitos: isto porque eles não têm eles próprios senão uma narina, espiritualmente falando. Porque essa divisão que existe no nariz corporal do ser humano, a qual separa uma narina da outra, significa que um ser humano deve guardar e ter discrição espiritual, e que ele pode distinguir o bom do mau, e o mau do pior, e o bom do melhor, antes de dar qualquer julgamento, do que quer que seja que ele veja ou oiça fazer ou dizer diante dele. E pelo cérebro humano é espiritualmente entendida a imaginação, porque por natureza ela habita e trabalha na cabeça.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 55