Livro da Vida Perfeita - Para além da Lei


  1. «Pode-se e deve-se ir para além de toda a virtude, diz-se também, para além de toda a instrução, de toda a regra, de todo o mandamento, de toda a lei e de toda a sabedoria. Tudo isto deve ser rejeitado, afastado e aniquilado.»
  2. Há aqui coisas verdadeira e coisas falsas. É preciso examiná-las.
  3. Cristo estava para além da vida de Cristo - para além de toda a virtude, de toda a regra, de toda a ordem, etc. O diabo, ele também, está para além, mas com uma diferença.
  4. Cristo estava - e está - para além de tudo isto porque ele não tem necessidade delas. Todas as suas palavras, as suas ações e a sua conduta - fazer e não fazer, calar-se e falar, sofrer, e tudo o que se produzia nele -, nada disso lhe era necessário nem útil.
  5. Era, e é o mesmo para a virtude, a ordem, a sabedoria, etc. Tudo o que pode - ou poderia de alguma forma - ser atingido com a ajuda delas já estava em Cristo e está sempre.
  6. Neste sentido, a afirmação citada é verdadeira, e é também neste sentido que devem ver entendidas as palavras de São Paulo: «Aqueles que são instruídos, animados e guiados pelo espírito de Deus, esses são filhos de Deus e não estão submetidos à Lei» (Ro 8, 14).
  7. O que quer dizer: «Não é necessário ensinar-lhes aquilo que devem fazer ou não fazer, porque o mestre deles, o espírito de Deus, ensiná-los-á bem.
  8. Da mesma forma, não é necessário prescrever-lhes ou ordenar-lhes para fazerem o bem ou não fazerem o mal, etc. Porque Aquele que os ensina o que é bom e o que é mau, o que é e o que não é o Melhor, prescreve-lhes e ordena-lhes também que adiram ao melhor e abandonem o resto. E é a Ele que eles obedecem.»
  9. Neste sentido, eles não têm necessidade de seguir nenhuma lei, nenhum ensinamento e nenhum mandamento.
  10. É verdade também num outro sentido que eles não têm necessidade de nenhuma lei para atingirem ou ganharem qualquer coisa ou para obterem qualquer vantagem.
  11. Tudo o que se pode atingir ou obter pela Lei, as criaturas ou os discursos, pelas palavras e as ações, sobre a via eterna ou para a vida eterna, tudo isso eles já têm.
  12. Nesse outro sentido também, é verdade que se pode ir para além da lei e de todas as virtudes, para além das obras, do saber e do poder de todas as criaturas.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » Para além da Lei