Livro da Vida Perfeita - Dois caminhos bons e seguros


  1. O «inferno» e o «céu» são para o ser humano dois caminhos bons e seguros neste mundo.
  2. Feliz daquele que não os perde! Porque o inferno passará, mas o Reino celeste não passará.
  3. O ser humano deve observar isto.
  4. Quando ele está no inferno, nada o pode consolar. Crê nunca mais poder encontrar libertação nem consolação.
  5. Quando ele está no Reino celeste, nada o pode perturbar nem afligir. E crê então nunca poder sentir perturbação nem aflição.
  6. E no entanto é possível que depois do inferno encontre a libertação e a consolação, tal como é possível que depois do céu sinta a perturbação e a aflição...
  7. O «inferno» e o «céu» vêm ter com o ser humano sem que ele possa saber de onde vêm. Ele não pode, por si próprio, fazer nada nem deixar de fazer nada para que eles venham ou se afastem. Ele não pode, por si próprio, nem dá-los a si nem tirá-los de si, nem os produzir nem os destruir.
  8. Como está escrito: «O Espírito sopra onde quer, e tu ouves a sua voz (quer dizer tu apercebes-te da sua presença) mas tu não sabes de onde ele vem nem para onde vai (Jo 3,8).
  9. Que o ser humano esteja quer num quer no outro desses dois estados, é bom para ele. Ele pode estar em segurança no inferno assim como no Reino.
  10. Enquanto está no mundo, o ser humano pode frequentemente cair de um para o outro: de noite e de dia pode passar de um para o outro bastantes vezes, sem qualquer intervenção da sua parte.
  11. Mas se o ser humano não está em nenhum desses dois estados, então é sinal que se está a ocupar das criaturas. Ele erra aqui e acolá, e não sabe onde está.
  12. Seria necessário portanto que o coração do ser humano nunca se esquecesse destes dois estados.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Amar o melhor » A Libertação » Dois caminhos bons e seguros