Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 73



Como, à imagem de Moisés, de Besaliel e de Aarão que se ocuparam da Arca do Testamento, nós temos três maneiras de perfeição nesta graça da contemplação, a qual graça é figurada por essa Arca.
  1. Três homens foram os mais importantes daqueles que se ocuparam dessa Arca do Antigo Testamento: Moisés, Besaliel e Aarão. Moisés aprendeu de nosso Senhor sobre a montanha como ela devia ser feita. Besaliel realizou-a e colocou-a no interior do Véu, segundo o exemplo que tinha sido mostrado na montanha. E a Aarão competiu guardá-la no Templo, vendo-a e tocando-lhe tão frequentemente quanto lhe agradava.
  2. À semelhança desses três, nós temos três maneiras de perfeição nesta graça da contemplação. Por vezes, nós aí temos perfeição apenas pela graça, e então nós somos à imagem de Moisés, o qual, por toda aquela ascensão e aquele penoso trabalho que ele tinha tido sobre a montanha, só a podia ver raramente: e mesmo essa visão, ele só a tinha quando agradava a nosso Senhor mostrar-lha, e não que ele a tenha merecido, e por recompensa do seu trabalho. Por vezes, nós aí temos perfeição devido à nossa penetração espiritual, com a assistência e a ajuda da graça; e então nós somos à imagem de Besaliel, o qual não podia ver a Arca à sua frente antes que ele a tivesse feito com o seu próprio trabalho, assistido pelo exemplo que tinha sido mostrado a Moisés sobre a montanha. E por vezes, nós aí temos perfeição pelo ensinamento de outros seres humanos, e então nós somos à imagem de Aarão, o qual tinha à sua guarda e no seu hábito o ver e tocar quando lhe agradava, essa Arca que Besaliel tinha realizado e confeccionado com as suas mãos.
  3. Eis portanto, amigo espiritual! que com este livro, por muito infantil e imprópria que seja a sua linguagem, e ainda que eu seja uma criatura miserável completamente indigna de ensinar outrem, eu ocupo no entanto o ofício de Besaliel: confeccionando e depositando de alguma forma entre as tuas mãos a matéria desta Arca espiritual. Mas muito melhor do que eu faço e mais excelentemente, tu podes trabalhar tu próprio se tu quiseres ser Aarão: quer dizer, trabalhando e operando continuamente e sem parar no interior, quer para ti quer para mim. Faz assim, eu peço-te, pelo amor de Deus Todo-Poderoso. E visto que nós os dois fomos chamados para trabalhar nesta obra, eu peço-te pelo amor de Deus, que completes pela tua parte aquilo que falta à minha (parte).


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 73