Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 62



Como um ser humano deve conhecer quando a sua obra espiritual está por baixo dele ou sem ele, e quando ela está com ele ou nele, e quando ela está por cima dele e por baixo do seu Deus.
  1. E para isso, para que tu sejas capaz de melhor saber como devem ser concebidas espiritualmente essas palavras que são ditas corporalmente, eu pensei em dar-te os significados espirituais de certas palavras que pertencem à obra espiritual. Por forma a que tu possas saber claramente e sem erro quando a tua obra está por baixo de ti e sem ti, quando ela está contigo e ainda dentro de ti, e quando ela está por cima de ti e por baixo do teu Deus.
  2. Todos os tipos de coisas corporais estão por fora da tua alma e por baixo dela por natureza, sim! e mesmo o sol e a lua e as estrelas todas, apesar delas estarem por cima do teu corpo, no entanto elas estão por baixo da tua alma.
  3. Todos os anjos e todas as almas, apesar de confirmadas e ornamentadas pela graça e pelas virtudes, e por isso acima de ti em pureza, no entanto são iguais a ti por natureza.
  4. Dentro de ti por natureza estão os poderes e as faculdades da tua alma, dos quais os três principais são a Memória, a Razão e a Vontade; e em segundo a Imaginação e a Sensibilidade.
  5. Acima de ti por natureza, não está outra coisa senão Deus apenas.
  6. Por toda a parte e sempre que seja escrito e questão de ti, em espiritualidade, então entende-se da tua alma e não do teu corpo. E portanto, sempre segundo a coisa sobre a qual estão ocupadas as faculdades da tua alma, assim julgarás tu da excelência ou condição da tua obra: saber se ela está por baixo de ti, em ti, ou por cima de ti.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 62