Mestre Eckhart – Vi a Cidade Santa, uma Nova Jerusalém 6


  1. Quando o corpo está pronto, Deus transfunde nele a alma, e ele forma-a segundo o corpo; ela tem uma semelhança com ele e, por causa dessa semelhança, tem amor por ele.
  2. É por isso que não há ninguém que não se ame a si próprio; aqueles que imaginam que não se amam a eles próprios, enganam-se a eles próprios, teriam que se odiar e não poderiam subsistir.
  3. Nós devemos verdadeiramente amar as coisas que nos conduzem a Deus; não há amor sem o amor de Deus.
  4. Se eu tenho o desejo de atravessar o mar, e se eu quero um barco unicamente para viajar sobre o mar, quando eu o tiver atravessado, eu não tenho mais necessidade do barco.
  5. Platão diz: o que é Deus, eu não sei – ele quer dizer: todo o tempo que a alma está encerrada no corpo, ela não pode conhecer Deus -, mas aquilo que Ele não é, eu sei-o bem, como se pode notar pelo sol do qual ninguém pode suportar o brilho se ele antes não foi absorvido pelo ar e assim difundido sobre a terra.
  6. São Dioniso diz: «Quando a luz divina brilha em mim, ela tem que ser velada, tal como a minha alma está velada.» 1

Notas
  1. Deus transfunde a alma dentro do corpo quando este está pronto, ele forma-a segundo o corpo (ideia original!): devido a esta semelhança, a alma tem amor por ele, o que faz com que ninguém sem ilusão pretenda odiar-se a si próprio.

    Nós devemos amar as coisas que nos conduzem a Deus, «não há amor sem o amor de Deus».

    Se eu tenho o desejo de ter um barco para navegar pelo mar, uma vez que eu tenha atravessado o mar, eu não tenho mais necessidade do barco. Assim a alma, quando ela estiver em Deus, não terá mais necessidade do corpo que lhe permite aqui em baixo receber a luz divina.

    «Platão diz: o que é Deus, eu não sei (ele quer dizer: todo o tempo que a alma está ligada ao corpo, ela não pode saber o que é Deus), mas aquilo que Ele não é, eu sei.» Se o sol não estivesse rodeado pelo ar, ninguém poderia suportar o seu brilho. Igualmente, a luz divina deve ser velada ao corpo para poder brilhar nele, como diz São Dioniso. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Vi a Cidade Santa, uma Nova Jerusalém 6