Livro da Vida Perfeita - O que é a união


  1. «Vocês têm que abandonar e perder todas as coisas» (Mt 19, 21).
  2. Quando se diz isto - como o próprio Cristo disse -, não significa que o ser humano não deve ter nada, nem fazer nada. Enquanto vive, o ser humano deve fazer alguma coisa, e agir de uma maneira ou doutra.
  3. Não, é preciso compreender estas palavras de Cristo como se segue: «Tudo o que os seres humanos - ou as outras criaturas - podem, sabem, fazem ou não fazem, não é disso que depende a união.»
  4. «Mas o que é a união?» perguntar-se-á.
  5. Ser puramente, inteiramente, simplesmente um com a simples e eterna vontade de Deus. Nada mais.
  6. Ser completamente sem vontade: que a vontade criada se escoe, se funda e se aniquile na vontade eterna, de tal forma que a vontade eterna seja a única a querer, a fazer ou a não fazer.
  7. «O que é que pode servir e ajudar o ser humano a essa união?»
  8. Não podem ser as palavras, nem as ações, nem as regras. Nem nada daquilo que as criaturas podem, sabem, fazem ou não fazem.
  9. É preciso deixar tudo, abandonar tudo. Não se pode pensar nem imaginar que uma ação, uma palavra ou uma conduta possa aqui servir ou ajudar - nem nenhuma arte, nenhuma ciência ou nada do que é criado.
  10. É preciso deixar tudo isso ser aquilo que é, e entrar na união!
  11. É bastante preciso portanto que as coisas sejam. É preciso agir, assim como não fazer nada.
  12. Assim a pessoa deve dormir e estar acordada, ir e repousar, falar e calar-se - e bastantes outra coisas que lhe são necessárias enquanto viver.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » O que é a união