Imitação de Cristo - 2.12. Da santa via da Cruz

  1. Para muitos, estas palavras parecem duras: «Renuncia a ti próprio, carrega a tua Cruz, e segue Jesus» (Lucas 9, 23).
  2. Mas será muito mais duro, no último dia, ouvir estas palavras: «Retirem-se de mim, malditos, vão para o fogo eterno!» (Mateus 25, 41).
  3. Aqueles que, de boa vontade, escutam agora as palavras que mandam carregar a Cruz, e que lhes obedecem, não temerão então ouvir a sentença de uma condenação eterna.
  4. «Este sinal da Cruz aparecerá no Céu quando o Senhor vier para julgar.» (Mateus 24, 30
  5. Então, todos os discípulos da Cruz, que tiverem imitado durante a sua vida Jesus crucificado, se aproximarão com grande confiança de Jesus Cristo juiz.
  6. Portanto, porque temes carregar a Cruz, pela qual se chega ao reino do céu?
  7. Na Cruz está a salvação, na Cruz a vida, na Cruz a proteção contra os nossos inimigos.
  8. É da Cruz que escorrem as suavidades celestes. Na Cruz está a força da alma; na Cruz a alegria do espírito.
  9. Na cruz está a consumação da virtude, a perfeição da santidade.
  10. Só há salvação para a alma, e esperança da vida eterna, na Cruz.
  11. Carrega portanto a tua Cruz e segue Jesus, e chegarás à eterna felicidade.
  12. Ele precedeu-te carregando a sua Cruz, e ele morreu por ti sobre a Cruz, afim de que também tu carregues a tua Cruz, e que tu aspires a morrer na Cruz.
  13. «Porque se tu morres com ele, tu viverás também com ele» (Romanos 6, 8).
  14. E, se tu partilhares os seus sofrimentos, tu partilharás a sua glória.
  15. Assim, tudo está na Cruz, e tudo consiste em morrer. Não há outra via que conduza à vida, e à verdadeira paz do coração, para além da via da Cruz, e de uma mortificação contínua.
  16. Vai onde quiseres, procura tudo o que quiseres, não encontrarás acima uma via mais elevada, abaixo uma via mais segura que a via da santa Cruz.
  17. Dispõe tudo segundo as tuas opiniões, regula tudo segundo os teus desejos, e sempre descobrirás que tens que sofrer alguma coisa, quer queiras quer não; e assim, tu encontras sempre a Cruz.
  18. Porque, ou sentirás a dor no corpo, ou experimentarás a amargura na alma.
  19. Por vezes serás desamparado por Deus, por vezes incomodado pelo próximo, e, o que ainda é pior, serás frequentemente um peso para ti próprio.
  20. Tu não encontrarás para as tuas penas nenhum remédio, nenhum alívio; mas terás de sofrer tanto tempo quanto Deus quiser.
  21. Porque Deus quer que tu aprendas a sofrer sem consolações, e que tu te submetas a ele sem reservas, e que tu te tornes mais humilde pelas tribulações.
  22. Ninguém tem tão diante do seu coração a paixão de Jesus Cristo como aquele que sofreu alguma coisa de semelhante.
  23. A Cruz está portanto sempre preparada; ela espera-te em toda a parte.
  24. Tu não podes fugir dela, em qualquer parte para onde vás; porque em toda a parte que tu vás, tu te carregarás a ti próprio e tu te encontrarás sempre a ti próprio.
  25. Eleva-te, baixa-te, sai de ti próprio, reentra; tu encontrarás sempre a Cruz; e é necessário que em toda a parte tu tenhas paciência, se tu queres a paz interior e merecer a coroa imortal.
  26. Se carregares a Cruz de boa vontade, ela própria te carregará e te conduzirá ao termo desejado, onde deixarás de sofrer; mas não será neste mundo.
  27. Se tu a carregares contrariado, aumentas-lhe o peso, tornas o teu fardo mais duro, e no entanto tens que a levar.
  28. Se rejeitares a Cruz, certamente encontrarás outra, e talvez mais pesada.
  29. Pensas escapar àquilo que nenhum ser humano pôde evitar?
  30. Que santo esteve neste mundo sem cruz e sem tribulação?
  31. Jesus Cristo, ele próprio, Nosso Senhor, não esteve uma única hora em toda a sua vida sem sentir grande sofrimento,
  32. «Era preciso», disse ele, «que o Cristo sofresse, e que ele ressuscitasse de entre os mortos, e que ele entrasse assim na glória» (Lucas 24, 46).
  33. Portanto, porque procuras tu uma outra via que não seja a via real da Santa Cruz?
  34. Toda a vida de Jesus Cristo só foi uma cruz e um longo martírio, e tu procuras o repouso e a alegria!
  35. Tu enganas-te, não duvides; tu enganas-te lamentavelmente se tu procuras outra coisa que não sejam as aflições para sofrer; porque toda esta vida mortal está cheia de misérias e cercada de cruzes.
  36. E quanto mais uma pessoa tiver feito progressos nas vias espirituais, mais as suas cruzes por vezes serão pesadas, porque o amor torna o seu exílio mais doloroso.
  37. No entanto, àquele a quem Deus prova com tantas penas não fica sem consolação que as adoce, porque sente crescer os frutos da sua paciência ao carregar a Cruz.
  38. Porque, quando ele se curva voluntariamente debaixo dela, a aflição que o abate transforma-se completamente em suave confiança que o consola.
  39. E quanto mais a carne é afligida, quebrada, mais o espírito é fortificado interiormente pela graça.
  40. Por vezes, mesmo o desejo de sofrer para estar conforme a Jesus crucificado inspira-lhe tanta força, que ele não quer estar isento de tribulações e de dores.
  41. Porque ele crê que é tanto mais agradável a Deus, que ele sofra mais por Deus.
  42. Não é então a virtude da pessoa, mas a graça de Jesus Cristo, que opera poderosamente na carne fraca, por forma a que tudo o que ela detesta e foge naturalmente, ela o abraça e ama pelo fervor do espírito.
  43. Não é conforme à inclinação da natureza humana carregar a Cruz, amar a Cruz, castigar o corpo, reduzi-lo à servidão, fugir às honras, sofrer voluntariamente os ultrajes, de se desprezar a si própria e de desejar ser desprezada, de suportar as aflições e a perdas, e de não desejar nenhuma prosperidade neste mundo.
  44. Se tu só olhares para ti, não poderás fazer nada disto.
  45. Mas se tu te confiares ao Senhor, a força te será dada vinda do alto e tu terás poder sobre a carne e o mundo.
  46. Nem temerás o demónio, teu inimigo, se estiveres armado com a fé, e marcado com a Cruz de Jesus Cristo.
  47. Dispõe-te portanto, como um bom e fiel servidor de Jesus Cristo, a carregar corajosamente a Cruz do teu Mestre, crucificado pelo amor de ti.
  48. Prepara-te para sofrer mil adversidades, mil revezes nesta miserável vida; porque é isso que te espera, é isso que encontrarás em toda a parte, em qualquer lugar onde te esconderes.
  49. É preciso que seja assim, e para essa multidão de males e de dores não há outro remédio senão suportares-te a ti próprio.
  50. Bebe com alegria o cálice do Senhor, se o seu amor te é caro, e se queres ter parte na sua glória.
  51. Deixa Deus dispor das suas consolações; que ele as distribua conforme lhe agradar.
  52. Para ti, escolhe os sofrimentos e considera-os como sendo consolações dum grande preço, porque «todos os sofrimentos do mundo não têm nenhuma comparação com a glória futura, e não seriam suficientes para tu a mereceres» (Romanos 8, 18), mesmo que os suportasses todos.
  53. Quando chegares a considerar o sofrimento como sendo suave, e a amá-lo por Jesus Cristo, então considera-te feliz, porque encontraste o paraíso sobre a terra.
  54. Mas enquanto o sofrimento te for amargo, e enquanto fugires dele, viverás na perturbação, e a tribulação de que foges te seguirá por toda a parte.
  55. Se tu te aplicares a ser aquilo que deves ser, a sofrer e a morrer, em breve as tuas penas desaparecerão e terás a paz.
  56. Quando tiveres sido arrebatado, como S. Paulo, até ao terceiro céu, não fiques por causa disso a pensar que não sofrerás mais.
  57. «Eu lhe mostrarei», disse Jesus, «quanto é que ele tem que sofrer em meu nome» (Atos 9, 16).
  58. Só te resta portanto sofrer, se quiseres amar Jesus e servi-lo constantemente.
  59. Queira Deus que tu sejas digno de sofrer qualquer coisa pelo nome de Jesus! Que glória te seria reservada! Que alegria entre todos os santos! Que edificação para o próximo!
  60. Porque todos recomendam paciência, mas poucos no entanto querem sofrer.
  61. Com que alegria devias sofrer alguma coisas por Jesus, quando tantos outros sofrem muito mais pelo mundo!
  62. Sabe e acredita firmemente que a tua vida deve ser uma morte contínua.
  63. E que quanto mais se morre a si, mais se começa a viver por Deus.
  64. Ninguém está preparado para compreender as coisas do céu, se não se submete a suportar as adversidades por Jesus Cristo.
  65. Nada é mais agradável a Deus, nada te é mais salutar neste mundo, que sofreres com alegria por Jesus Cristo.
  66. E se tu tivesses que escolher, tu deverias antes desejar ser afligido por ele que seres cumulado de consolações, porque serias então mais semelhante a Jesus Cristo, e mais conforme a todos os santos.
  67. Porque o nosso mérito, e o nosso progresso na perfeição, não consiste na suavidade nem na abundância das consolações, mas antes na força de suportar grandes tribulações e pesadas provas.
  68. Se houvesse para o ser humano alguma coisa melhor e mais útil que sofrer, Jesus Cristo ter-nos-ia ensinado pelas suas palavras e pelo seu exemplo.
  69. Ora, manifestamente, ele exorta a carregar a sua Cruz, aos discípulos que o seguem, e a todos aqueles que o quiserem seguir, dizendo: «Se alguém me quiser seguir, renuncie a si próprio, carregue a sua Cruz, e siga-me» (Mateus 16, 24).
  70. Portanto, depois de termos lido tudo, examinado tudo, concluamos por fim «que temos que passar por muitas tribulações para entrarmos no reino de Deus» (Atos 14, 21).
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 2. Exortações à vida interior » 2.12. Da santa via da Cruz