Livro da Vida Perfeita - A melhor preparação


  1. No que respeita às diferentes vias da preparação espiritual, diz-se que «é preciso suportar Deus e ser-lhe obediente, abandonado e submisso».
  2. É verdade.
  3. Quem atingisse o objetivo - pelo menos naquilo que se pode atingir neste mundo -, possuiria estas qualidades na perfeição.
  4. Mas aquele que quer suportar Deus, tem também - por necessidade como por obrigação - de suportar tudo: Deus, ele próprio e todas as criaturas - sem nenhuma excepção.
  5. Aquele que quer ser obediente, abandonado e submisso a Deus, tem que ser abandonado, obediente e submisso a todas as coisas - e não de uma maneira ativa, mas passiva.
  6. Permanecendo em silêncio no fundo da sua alma, sofrendo com um sofrimento secreto e escondido, deve tudo suportar, tudo aguentar sem desejar nenhuma ajuda nem desculpa, sem exercer nenhuma contestação nem vingança, mas dizendo sempre com uma verdadeira compaixão, cheia de amor e de humildade: «Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem» (Lc 23, 24).
  7. Esse seria, sim, um bom caminho para ir para o Melhor, uma boa preparação para esse fim último que o ser humano pode atingir neste mundo: a vida de Cristo.
  8. Porque a vida de Cristo encerra plenamente e inteiramente todas as vias que é preciso seguir até à morte corporal.
  9. Não há melhor caminho nem melhor preparação para a vida de Cristo que ela própria: é preciso praticá-la tanto quanto for possível.
  10. Da vida de Cristo, já se falou precedentemente.
  11. Tudo aquilo que se disse, aqui e acolá, é um caminho e uma regra para ir em direção ao fim verdadeiro.
  12. Mas o que é esse «fim», ninguém o pode dizer. Quem o quer conhecer só tem que seguir o bom caminho, que é a própria vida de Cristo.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » A Iluminação » A melhor preparação