Livro da Vida Perfeita - A ilusão


  1. Quando eu atribuo a mim próprio um bem, é porque eu imagino que ele é meu ou que eu próprio sou esse bem.
  2. Se eu conhecesse a verdade, ser-me-ia claro que esse bem não sou eu, nem meu, nem «de mim», etc.: a apropriação cessaria por si própria.
  3. Mesmo se o homem imagina que é ele que louva e ama Deus, é melhor que Deus - naquilo que Lhe pertence - seja assim conhecido, amado, louvado e honrado, em vez de não o ser de todo.
  4. Porque, desde que a ilusão e a ignorância se transformam em saber e conhecimento da verdade, a apropriação cessa:
  5. Ah, pobre louco! diz o homem então. Eu imaginava que era eu, enquanto que era - enquanto que é - verdadeiramente Deus!»

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Amar o melhor » A Apropriação » A ilusão