Livro da Vida Perfeita - A queda


  1. «Eu caí mil vezes mais baixo, eu afastei-me mil vezes mais que Adão. A queda, o afastamento de Adão, toda a humanidade não a pôde reparar nem apagar. Como é que a minha própria queda pode ser reparada?»
  2. Como a de Adão, pela mesma pessoa e do mesmo modo!
  3. «Por quem foi ela reparada? De que modo?»
  4. O homem não o conseguiria fazer sem Deus. Deus não o teria querido fazer sem o homem. Foi por isso que Deus se revestiu da natureza humana.
  5. Ele fez-se homem, e o homem foi santificado. Assim ocorreu a reparação!
  6. É do mesmo modo que deve ser reparada a minha queda. Eu não a posso sem Deus, e Deus não a deve nem a quer sem mim.
  7. Para que ela ocorra, é preciso que Deus se faça homem em mim também. É preciso que Ele tome para si tudo o que existe em mim - tanto o interior como o exterior - afim que nada em mim lhe resista e impeça a sua obra.
  8. Mesmo que Deus tomasse a Si todos os seres humanos, mesmo que Ele se fizesse homem neles e eles fossem Deus n'Ele: se isso não ocorresse em mim, então a minha queda e o meu afastamento nunca teria fim. É preciso que isso ocorra em mim também.
  9. Nessa reparação e nesse retorno, eu não posso nem quero nem devo fazer nada para além de permanecer completamente passivo: deixar só Deus agir e operar, e simplesmente sujeitar-me à sua obra e à sua vontade.
  10. Que eu não queira deixá-l'O fazer - mas queira apenas o «meu», «eu», «mim» e «me» - é isso que impede Deus de agir sozinho e sem obstáculos.
  11. É por isso que a minha queda e o meu afastamento permanecem, e não são reparados. Vê: a minha apropriação é a causa disso tudo.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Amar o melhor » A Apropriação » A queda