Livro da Vida Perfeita - O que é o pecado


  1. «O pecado não é nada mais que o ato pelo qual a criatura, afastando-se do Bem imutável, se volta para o que está submetido à mudança.»
  2. Isto é: o ato pelo qual a criatura, afastando-se do Perfeito, se volta para o parcial - o imperfeito -, e em primeiro lugar se volta para si própria.»
  3. É isso que nos dizem a Escritura, a fé e a verdade.
  4. Tem muita atenção: quando a criatura se apropria de um bem - ser, vida, conhecimento, em resumo: tudo aquilo a que se pode chamar um bem - como se ela fosse ela própria esse bem ou se ele lhe pertencesse, a criatura afasta-se do Perfeito.
  5. Que mais fez o Diabo? Que outro ato, senão este, pelo qual ele se afastou e caiu?
  6. Ele pretendeu que era - que queria ser - qualquer coisa. Ele pretendeu que possuía e tinha como sua propriedade qualquer coisa. Esta apropriação - o «eu», o «me», o «mim», o «meu» - foi o seu distanciamento e a sua queda. Ainda hoje o é.
  7. E Adão, o que fez senão isto?
  8. Mas, foi porque comeu a maçã que ele se perdeu e caiu?
  9. Não! Foi por causa da apropriação: por causa do «eu», do «meu», do «mim», do «me», etc.
  10. Ele podia ter comido sete maçãs: se não tivesse havido essa apropriação, ele não teria caído.
  11. Mas desde o momento em que a apropriação ocorreu, ele caiu. E ele teria caído, mesmo se não tivesse mordido uma única maçã...

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Amar o melhor » O que é o pecado