Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 74



Como é que o conteúdo deste livro, nunca o lerá ou ouvirá ler, nem falará ou ouvirá falar, uma alma disposta a esta obra, sem sentir um verdadeiro sentimento da sua conveniência e da sua eficácia; e a reiteração da admoestação escrita no prólogo.
  1. E se tu pensas que esta maneira de trabalhar não está de acordo com as tuas disposições, tanto do corpo quanto da alma, então tu podes abandoná-la e tomar outra, com toda a segurança com o conselho de um diretor bom e espiritual, e sem censura. E eu peço-te que me desculpes, porque verdadeiramente eu desejava trazer-te qualquer proveito com este escrito da minha ciência; e tal era a minha intenção. Mas lê-o bem duas vezes ou três vezes completamente, e mesmo ainda mais vezes seria melhor, e melhor tu saberias compreender a coisa. De tal modo que, talvez, qualquer frase que te ficasse fechada na primeira ou segunda leitura, rapidamente depois tu a considerarias fácil.
  2. Verdadeiramente, sim! parece-me impossível crer que uma alma tendo disposições para esta obra possa ler ou ouvir ler, falar ou ouvir falar disto, sem que ela tenha imediatamente sentimentos de uma verdadeira conveniência e real eficácia nesta obra. E se, portanto, te parece ser dum bom efeito, então agradece a Deus do fundo do coração e, pelo amor de Deus, reza por mim.
  3. Faz assim. E eu peço-te pelo amor de Deus que não deixes ninguém ver este livro, a menos que seja alguém que tu penses que ela é conveniente para ele, e segundo aquilo que tu próprio encontraste previamente nele, no lugar onde é dito quais seres humanos, e quando, devem trabalhar nesta obra. E se tu deixas um ser humano desse tipo vê-lo, então eu peço-te que lhe recomendes e que lhe mandes que tome o tempo de o ver por inteiro. Porque talvez haja qualquer matéria no seu começo, ou no meio, a qual está em suspenso e só é desenvolvida inteiramente neste lugar. Mas se ela não o é neste lugar, ela o será um pouco depois, ou talvez no fim. E assim, por ver apenas uma parte e não uma outra, um ser humano pode facilmente ser levado ao erro: e é por isso que eu te peço para que trabalhes como eu te digo. E se tu encontrares qualquer matéria que tu gostasses de ver mais aberta, faz-me saber qual ela é, e também a tua opinião sobre esse ponto: e ela será melhorada, se eu puder com a minha simples ciência.
  4. Quanto aos disputadores carnais, para o louvor ou para a censura, aos faladores, aos falsificadores de histórias e todos os outros contadores de contos, pouco me importa que eles vejam este livro: porque nunca eu tive a intenção de escrever para eles semelhantes coisas. E é por isso que eu gostava que eles não ouvissem falar delas, nem eles nem nenhum outro curioso, letrado ou inculto, ah! não, mesmo que eles fossem na vida ativa uns perfeitos e excelentes seres humanos, porque isto não lhes convém de forma nenhuma.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 74