Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 71



Que certos não conseguiriam chegar a ter a experiência da perfeição desta obra senão num tempo de êxtase, e que outros a podem ter quando eles querem no estado comum da alma humana.
  1. Certos, consideram esta matéria tão árdua e perigosa, que eles afirmam que não se pode chegar a ela senão com um trabalho prévio enormemente enérgico, e mesmo assim só raramente, e só num tempo de êxtase. E a esses seres humanos eu quero responder, tanto quanto pode a minha fraqueza, e dizer: que tudo é segundo a ordenança e disposição de Deus, e também segundo a aptidão e a capacidade da alma à qual é dada esta graça da contemplação e da obra espiritual.
  2. Porque há certos que não conseguem lá chegar sem longos e numerosos exercícios espirituais, e mesmo assim só raramente eles terão a experiência da perfeição desta obra, e sob um apelo muito particular de nosso Senhor: o qual é denominado êxtase. Mas há outros, os quais são tão subtis em graça e em espírito, e tão familiarmente com Deus nesta graça da contemplação, que eles a podem ter quando eles querem no estado comum da alma humana: sentados, caminhando, em pé ou de joelhos. E ainda nesse tempo, eles têm plena e livre disposição de todos os seus sentidos corporais e espirituais, e eles podem usar deles se eles o desejarem (não sem algum impedimento, certo, mas nada de importante ou grave). O exemplo dos primeiros, nós o temos em Moisés, e dos segundos, em Aarão sacerdote do Templo; porque, com efeito, esta graça da contemplação é figurada pela Arca do Testamento na antiga Lei, e os operários dessa graça são figurados por aqueles que tocam mais nessa Arca duma forma ou de outra, como testemunha a História. E muito bem é que esta graça e esta obra sejam comparadas à Arca. Porque, muito justamente, assim como nessa Arca estavam contidas todas as jóias e relíquias do Templo, assim também neste minúsculo amor dirigido para esta nuvem, estão contidas todas as virtudes da alma humana, a qual é o espiritual Templo de Deus.
  3. Moisés, antes que ele pudesse ver essa Arca, e isso para aprender como ela devia ser feita, com um longo e grande trabalho tinha trepado a montanha até ao cimo, e lá ele tinha permanecido, e seis dias ocupado dentro duma nuvem: esperando até ao sétimo dia para que nosso Senhor se dignasse mostrar-lhe a maneira de fazer a construção dessa Arca. E por esse longo trabalho de Moisés e a tardia demonstração, são entendidos e compreendidos aqueles que não conseguem chegar à perfeição desta obra espiritual sem um longo trabalho prévio: e mesmo assim só será raramente, e quando Deus se dignar a mostrá-lo a eles.
  4. Mas o que Moisés só conseguia chegar a ver raramente, e não sem um grande trabalho longo, isso, Aarão o tinha em seu poder, devido ao seu ofício, e ele podia vê-lo no Templo, no interior, no Véu, tão frequentemente quanto lhe agradava de lá entrar. E por Aarão, são entendidos e compreendidos todos aqueles dos quais eu falei acima, os quais, pela penetração espiritual deles, com a assistência da graça, podem atribuir a eles a perfeição desta obra como lhes agrada.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 71