Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 59



Que um ser humano não deve tirar exemplo da ascensão corporal de Cristo, para tender para o alto a sua imaginação corporal durante o tempo da oração: e que o tempo, o lugar e o corpo, todos os três são para esquecer em todas as obras espirituais.
  1. E se agora tu me dizes uma coisa ou a outra, com respeito à ascensão de nosso Senhor, e que, porque ela se fez corporalmente, por isso ela tem um significado tanto corporal quanto espiritual, visto que Ele subiu todo inteiro verdadeiro Deus e verdadeiro homem: a isso eu te responderei que Ele tinha estado morto, e que Ele estava revestido de imortalidade, e que assim nós estaremos todos no Dia do Julgamento. E então nós seremos feitos tão subtilmente em corpo e em alma tudo em conjunto, que nós nos encontraremos tão depressa então com o corpo que nos agradar, tal como nós o somos atualmente em pensamento espiritual; quer seja no alto ou em baixo, de um lado ou do outro, adiante ou atrás, será tudo um e igualmente bom, como o dizem os clérigos; e assim eu penso. Mas presentemente tu não podes chegar ao céu corporalmente, não, mas espiritualmente. E igualmente, isso será tão espiritualmente que isso não pode acontecer duma maneira corporal qualquer, e não mais no alto do que em baixo, de um lado do que do outro, nem adiante nem atrás.
  2. E sabe bem que todos aqueles que se metem em serem operários espirituais, e particularmente na obra que diz este livro, apesar deles lerem «eleva para o alto» e «vai para dentro» e apesar de tudo o que, neste livro, é chamado de um impulso, apelo, movimento, contudo eles devem estar muito atentos a isto, que este impulso e movimento não leva corporalmente para o alto, nem para dentro, e não é de nenhuma maneira um impulso como se ele fosse de um lugar para o outro lugar. E ainda, quando aí se fala de repouso, que no entanto eles não pensem que seja um repouso como o de ficar num lugar sem se mexerem de lá. Porque a perfeição desta obra é tão pura e tão espiritual em si mesma, que se ela é bem concebida e verdadeiramente entendida, ela será vista de outra forma e muito longe de tal movimento e de tal lugar que seja.
  3. E seria melhor e não sem razão de lhe chamar uma mudança brusca, em vez de um movimento qualquer de lugar. Porque o tempo, o lugar e o corpo: os três devem ser esquecidos em todos os trabalhos espirituais. E é por isso que tu deves ser prudente nesta obra, em não tomares a ascensão corporal de Cristo como exemplo para forçar e tender espiritualmente para o alto a tua imaginação, durante o tempo da tua oração, como se tu quisesses trepar para além da lua. Porque isso não seria de nenhuma maneira assim, espiritualmente. Mas se tu fosses fazer a ascensão corporal ao céu, da mesma maneira que Cristo fez, então tu poderias tirar exemplo dela: porém acontece que ninguém a não ser Deus o pode fazer, como Ele próprio o afirmou, dizendo: «Não há ninguém que possa subir ao céu a não ser apenas Aquele que desceu do céu, e Se fez homem por amor ao homem.»
  4. Ora, se isso fosse possível, como de nenhuma maneira pode ser, então isso seria por abundância e desborde da obra espiritual e unicamente pela potência e pelo poder espiritual, completamente afastado de qualquer tensão e esforço que seja da imaginação corporal, não mais no alto do que dentro, (não mais) de um lado do que do outro.
  5. E é por isso que tu deves deixar essas falsidades: as coisas não acontecem assim.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 59