Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 56



Da deceção daqueles que seguem mais a curiosidade do intelecto natural, e mais o ensinamento aprendido na escola dos seres humanos, do que a doutrina comum e o conselho da santa Igreja.
  1. Alguns no entanto, apesar de eles não serem enganados no erro que eu aqui coloquei, não abandonam menos a santa doutrina e o conselho da Igreja por curiosidade do espírito pela ordem natural e por erudição livresca e ciência orgulhosa. Esses e todos os seus sectários apoiam-se infinitamente demasiado sobre o seu próprio saber; e visto que eles nunca estão fundados sobre uma vida de virtude e sobre um sentimento de cega humildade, eles merecem por isso mesmo o manter neles um falso sentimento ilusório e concebido pelo inimigo espiritual. O que vai a tal ponto que no fim eles rebentam e blasfemam contra todos os santos, os sacramentos, os estatutos e as ordenações da santa Igreja. Humanos carnais que vivem no mundo, eles pensam que os estatutos da santa Igreja são demasiado duros para eles se emendarem neles, e ei-los muito rapidamente e muito facilmente que se juntam aos heréticos e os apoiam fervorosamente: e tudo isso porque eles pensam seguir com eles (os heréticos) uma via mais fácil do que aquela ordenada pela santa Igreja.
  2. Na verdade, aquele que não quer nada seguir a estreita via do Paraíso, ele seguirá a suave rampa do Inferno; eis o que eu penso. Cada ser humano fará a prova disso por si próprio; mas eu penso bem que todos os heréticos deste tipo e os seus sectários, se eles pudessem ser claramente vistos naquilo que eles serão no último dia, eles seriam vistos completamente oprimidos (como eles são) pelos grandes e horríveis pecados do mundo na horrível carne deles, secretamente, ao lado da pretensão aberta deles de manter o seu erro: de tal forma que eles serão apropriadamente chamados de discípulos do Anticristo. Porque está escrito acerca deles, que apesar de toda a sua pureza exterior, eles interiormente não são menos que uns completos e repugnantes debochados.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 56