Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 53



De diversas práticas incongruentes que seguem aqueles que abandonam a obra que diz este livro.
  1. Numerosas e surpreendentes práticas, seguem aqueles que estão na ilusão dessa falsa obra ou qualquer contrafação da mesma, quando estas estão bem afastadas daquilo que fazem aqueles que são verdadeiros discípulos de Deus: porque estes nunca excedem a decência nas suas práticas, tanto corporais quanto espirituais. Mas não se passa o mesmo com aqueles outros. Quem quisesse ou pudesse observá-los, tais e onde eles estão neste momento, supondo que eles tivessem as pálpebras abertas, esse os veria com os olhos fixos como loucos e o olhar em bico como se eles vissem o diabo. E certo, é bom que eles se acautelem, porque o inimigo não está longe, verdadeiramente. Alguns cavilham os seus olhos para dentro da cabeça quais carneiros em vertigem a quem bateram na cabeça, e como se eles fossem morrer na hora. Outros inclinam a cabeça para o lado como se eles tivessem um verme na orelha. Outros gorgolejam e assobiam da goela quando eles deveriam falar, como se eles não tivessem mais fôlego no corpo: e é esse propriamente o estado de um hipócrita. Outros vociferam e gemem a plena voz, tão ávidos eles estão, e cheios de pressa para dizerem aquilo que eles pensam: e é esse o estado dos heréticos, nos quais e noutros semelhantes a presunção e a curiosidade mantêm sempre o erro que eles sustentam igualmente.
  2. Inúmeras práticas desordenadas e incongruentes resultam desse erro, para quem as pudesse observar a todas. No entanto, há (práticas) tão estranhas, que eles chegam a escondê-las em grande parte diante dos outros. Mas se esses seres humanos pudessem ser vistos tais quais eles são em privado, então, certamente, elas (as práticas) não ficariam nada escondidas; como também não, eu creio, elas (as práticas) não permaneceriam (escondidas) para aquele que se pusesse imediatamente a contradizer a opinião deles, a qual (opinião), rapidamente, poderia vê-los aparecer e rebentar em qualquer ponto (por ser uma opinião incongruente). O que não impede que eles não pensem menos que tudo aquilo que eles fazem, é pelo amor de Deus e a manutenção da verdade. Ora, na verdade, eu creio com fé que se Deus não realiza um milagre com a Sua misericórdia, afim de os fazer cessar bem rapidamente, a tanto amar Deus dessa maneira, eles acabarão diretamente, e assombrados, no diabo.
  3. Não é que eu diga que o diabo tenha tão perfeitos servidores nesta vida, que ele os possa enganar e iludir e infetar com todas essas coisas imaginárias aqui descritas, não; apesar de haver mais de um, ai! que esteja infetado com elas todas; mas eu digo que não há sobre a terra um perfeito hipócrita, nem um herético completo, que não seja culpado de qualquer coisa daquelas que eu declarei, ou talvez eu vou declarar se Deus o permitir.
  4. Porque certos seres humanos são afligidos, no seu comportamento corporal, por hábitos tão belamente estranhos que, para escutar, eles lançam a sua cabeça fantasticamente de lado e avançam o queixo, a boca toda escancarada como se eles ouvissem pela boca e não pelas orelhas. Outros, para falar, apontam com o dedo ou sobre os seus dedos, ou sobre o seu próprio peito ou sobre o daquele com quem eles falam. Outros são incapazes de se manterem sentados tranquilamente, ou tranquilamente em pé, ou tranquilamente deitados, sem mexer com os pés ou qualquer coisa nas mãos. Outros remam com os braços para falar, como se eles tivessem que atravessar a nado uma grande extensão de água. Outros estão sempre ali a sorrir e a rir com cada nova palavra que eles dizem, como se eles fosses daquelas raparigas que dão risadinhas ou bufões de feira atacados de riso incontrolável. Uma alegria decente lhes ficaria muito bem, com um comportamento sóbrio e modesto do corpo na sua manutenção feliz.
  5. Eu não digo de forma nenhuma que todas essas práticas incongruentes sejam nelas próprias grande pecados. Mas eu digo que se essas incongruentes e desordenadas formas se tornam senhoras de quem as tem, e que eles não se possam desfazer delas no momento em que eles querem, então eu digo que elas são sinal de orgulho, de espírito de curiosidade e de excesso de impaciência e ambição de saber. E particularmente são elas sinais verdadeiros da instabilidade do coração e da inquietude do espírito; e muito particularmente pela falta e o abandono da obra que diz este livro.
  6. Tal é também a única razão porquê eu me estendi tanto sobre essas ilusões e erros, aqui, neste escrito; é porque o operário espiritual será reconhecido por elas, e meterá a sua obra à prova.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 53