Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 52



Que esses jovens discípulos presunçosos compreendem mal e se equivocam nesta palavra «dentro», e das ilusões e erros que se seguem a isso.
  1. E é dessa maneira, que essa loucura da qual eu falo é gerada. Eles lêem bem ou ouvem dizer que eles devem abandonar todas as ocupações exteriores das suas faculdades, e que eles devem trabalhar interiormente; mas como eles ignoram o que é o trabalho interior, eles operam mal. Porque eles voltam as suas faculdades e pensamentos corporais interiormente para dentro dos seus corpos, contra o curso da natureza; e eles fazem esforço, constrangendo-se a eles próprios como se eles quisessem ver para dentro com os seus olhos corporais, ouvir interiormente com as suas orelhas, e assim de seguida para todos os seus sentidos e faculdades, odor, tacto, sentimento interior. E com isso, eles voltam-se ao contrário e vão às avessas do corpo natural; depois também pela curiosidade do espírito eles extenuam a sua imaginação tão indiscretamente que eles acabam por voltar ao contrário o cérebro dentro da cabeça; e imediatamente, então, o diabo tem o poder de provocar ilusoriamente qualquer falsa luz ou sons, agradáveis odores nas suas narinas, gostos requintados nas suas bocas, e inúmeras chamas e calores bizarros nos seus peitos corporais ou nas suas entranhas, nas suas costas ou nos seus rins, e nos seus membros.
  2. E contudo, com essas ilusões completamente imaginárias, eles são persuadidos no entanto de que eles vêem e de que eles têm uma tranquila recordação do seu Deus, sem o obstáculo de nenhum pensamento vão, o que é seguramente o caso duma certa maneira, visto que eles estão de tal forma cheios e atafulhados de mentira que a vaidade, com efeito, não lhes consegue mais tocar. E porquê? Porque ele, esse mesmo inimigo que lhes suscitaria vãos pensamentos se eles estivessem na boa via, ele próprio e esse mesmo é o mestre de obras e o patrão desse trabalho. E tu sabe bem, sabe-o bem, que não lhe agrada nem lhe convém, a ele próprio, o parar. A recordação de Deus, não, ele não lhes retira de forma nenhuma, com receio de se ver com isso suspeitado.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 52