Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 46



Um bom ensinamento sobre como o ser humano deve fugir dessas ilusões, e como ele deve trabalhar mais por uma inclinação do espírito do que pela violência e a rudeza feitas ao corpo.
  1. E é por isso, pelo amor de Deus, que tu sê prudente nesta obra, e não maltrates demasiado rudemente nem para além da medida o teu coração no teu peito: mas trabalha mais por inclinação e com o desejo em vez de com qualquer inútil força e violência. Porque quanto mais tiveres de inclinação, mais humilde tu serás e mais espiritual; e quanto mais tiveres de rudeza, mais tu serás corporal e bestial. Portanto sê prudente, porque certamente aquele coração bestial, que pretender atingir a alta montanha desta obra, ele será rejeitado às pedradas. As pedras são duras e secas, em si próprias, e elas ferem muito dolorosamente onde elas batem. E tais também são as rudezas do constrangimento: duras seguramente quando elas estão ligadas ao sentimento da carne e do corpo, e secas inteiramente de todo o conhecimento da graça; e elas ferem muito dolorosamente a alma imprudente e a envenenam com os simulacros imaginários dos demónios. Também portanto sê prudente com essa bestial rudeza, e aprende a amar por desejo, com um comportamento modesto e suave tanto do corpo como da alma; recebe com civilidade e aceita humildemente a vontade de nosso Senhor, e não te lances por cima, tal como o galgo voraz, tão cruel quanto seja a tua fome. E se pudermos falar como que a jogar: o que eu te aconselho, é fazeres em ti de forma que, refreando o impetuoso e violento movimento do teu espírito, sejas como se tu não quisesses por nenhum preço que Ele soubesse alguma vez quanto apressado está o teu desejo de O ver, de O possuir ou de ter sentimento d'Ele.
  2. Estamos aqui a falar infantilmente e à maneira de jogo, pensas tu talvez? Mas eu estou bem persuadido que quem tiver a graça de fazer como eu disse, e tiver essa experiência, ele terá o sentimento de jogar alegremente um feliz jogo com Ele, como o pai faz com a sua criança ao abraçá-la e ao apertá-la contra si, com isso ele ficará muito satisfeito também.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 46