Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 45



Um bom esclarecimento de algumas e certas ilusões e erros que podem acontecer nesta obra.
  1. Mas eu digo-te uma coisa: é que nesta obra um jovem discípulo, o qual não tenha ainda a prática e a experiência do trabalho espiritual, pode muito facilmente ser apanhado no erro e talvez, a menos que ele não tenha imediatamente prudência e não tenha a graça de cessar e humildemente se submeter ao seu diretor, arriscar a ruína das suas forças físicas e a devastação das suas forças intelectuais e espirituais, ao ponto de cair em demência. E tudo isto devido ao orgulho, às paixões carnais e à curiosidade da inteligência.
  2. Esse erro pode acontecer na maneira que se segue. Um jovem homem ou mulher, novos na escola da devoção, ouviu falar dessa aflição e desse desejo, aprendendo pela leitura ou pela palavra que o ser humano deve levar o seu coração para Deus e não cessar no seu desejo de sentir o amor do seu Deus. E imediatamente ei-los, na curiosidade da inteligência deles, compreendem essas palavras não espiritualmente, como elas devem ser compreendidas, mas carnalmente na sensibilidade e materialmente nos corpos; e eles esforçam-se nos seus corações de carne que eles maltratam nos seus peitos. Faltos de graça, e por espírito de orgulho e de curiosidade, eles brutalizam as suas veias e as suas forças corporais tão rudemente e tão bestialmente que ao fim de um tempo muito curto, eles caem no frenesim ou na melancolia, e numa espécie de languida fraqueza de corpo e de alma, a qual os leve a afastarem-se deles próprios para procurarem fora deles qualquer falsa ou qualquer vã consolação corporal carnal, como que para uma recreação do corpo e do espírito. Ou então, se eles não caem nisto, eles ganham pela sua cegueira espiritual, pelas violências feitas à natureza dos seus peitos e dos seus corações de carne durante o tempo deste trabalho não espiritual mas hostilmente bestial, e eles conseguem ter os seus peitos inflamados de um calor fora da natureza cuja causa será esse mau governo e esse desregramento do corpo devido ao trabalho hostil; ou ainda qualquer falso calor concebido neles e suscitado pela Demónio, o inimigo espiritual deles, e cuja causa será o orgulho e a carne deles, e a curiosidade de espírito deles. E no entanto, talvez, eles imaginarão que é o fogo do amor obtido e merecido da graça e da bondade do Espírito Santo.
  3. Na verdade, dessa ilusão e de todas aquelas a que ela arrasta, sai muito mal: hipocrisia, heresia e erro em grande quantidade. Porque muito rapidamente depois de uma experiência e de um sentimento igualmente falso, vem uma falsa ciência e um conhecimento da escola do Demónio; assim como rapidamente depois de uma experiência e um sentimento verdadeiros, vem um verdadeiro conhecimento da escola de Deus. Porque, eu te digo na verdade, o diabo tem os seus contemplativos como Deus tem os Seus.
  4. Essa ilusão do falso sentimento e do falso conhecimento que lhe segue, tem variações espantosamente diversas e numerosas segundo a diversidade dos estados, dos temperamentos e da subtileza daqueles que nele são presos e enganados; como tem, igualmente, o verdadeiro sentimento e conhecimento daqueles que nele são salvos. Mas eu não coloco aqui outros erros senão aqueles aos quais eu penso que tu possas ser exposto, se tu te meteres alguma vez no trabalho desta obra. Porque qual seria o proveito para ti de saberes como é que tais grandes clérigos, ou tais homens e mulheres em graus diferentes do teu, são enganados? Absolutamente nenhum, certamente. E é por isso que eu não te digo mais do que aquilo que tu próprio podes assimilar se tu trabalhares nesta obra; e aquilo que eu te disse, é por forma a que tu tenhas prudência com isto no teu esforço e no teu trabalho, se alguma vez tu fores atacado.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 45