Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 41



Que em todas as obras debaixo desta, é preciso que os seres humanos guardem discrição; mas nesta, nenhuma.
  1. E mais longe, se tu me perguntas qual discrição tu deves ter e meter nesta obra, eu te respondo e te digo: exatamente nenhuma! Porque em todas as tuas outras ações tu meterás discrição, como no comer, beber, dormir ou proteger o teu corpo do frio e do calor muito violentos, ou longamente rezar ou ler, ou trocar palavras com o teu próximo. Em tudo isso tu deverás guardar discrição, de tal forma que não seja nem demasiado, nem demasiado pouca. Mas nesta obra, tu não haverás de ter nenhuma medida: porque eu desejaria que tu pudesses nunca a deixar ao longo de todo o comprimento e tempo da tua vida.
  2. Eu não digo que tu nela perseverarás e persistirás sempre com um igual vigor e frescura, visto que isso não pode acontecer. Porque haverá a doença por vezes, e outras desordens e lastimáveis disposições do corpo e da alma, e muitas outras necessidades da natureza, as quais te reterão bastantes vezes, e frequentemente te farão descer do alto deste trabalho. Mas eu digo que tu deverias sempre e sem cessar nela estar, quer muito seriamente e diretamente, quer com mais jogo; quer dizer que tu a tenhas sempre: seja de fato e em obra, seja de intenção e em vontade. E é por isso, pelo amor de Deus, protege-te tanto e o melhor que possas da doença, a fim de não seres tu próprio, tanto quanto é possível, a causa da tua fraqueza. Porque é na verdade que eu te digo que esta obra reclama uma muito grande e completa tranquilidade e uma inteira e pura disposição, tanto do corpo quanto da alma.
  3. Portanto, pelo amor de Deus, mete discrição no governo do teu corpo assim como da tua alma, e conserva-te com saúde tanto quanto possas. E se a doença aparecer apesar do teu esforço, toma-a com paciência e remete-te humildemente à misericórdia de Deus: e então é tudo o que é preciso. Porque to digo na verdade, há bastantes vezes onde a paciência na doença e em diversas outras tribulações agrada a Deus muito mais do que toda a devoção que te agrada ter e que te permite a saúde.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 41