Nuvem de Desconhecimento – Introdução


  1. Encontram-se no Pentateuco diversas manifestações da presença divina: a coluna de nuvem e a coluna de fogo (tradição javista); a "nuvem escura" e a nuvem (tradição eloísta); finalmente, associada com a nuvem, a "glória" de Iahweh (Ex 24, 16 +), fogo devorador que se move como o próprio Iahweh (tradição sacerdotal; comp. Ex 19, 16s +). Noções, ou imagens, das quais a teologia mística fez grande uso.
  2. Êxodo 13:
    «21. E Iahweh ia diante deles, de dia numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. 22. Nunca se retirou de diante do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo, durante a noite.»
  3. Êxodo 16:
    «10. Ora, quando Aarão falava a toda a comunidade dos filhos de Israel, olharam para o deserto, e eis que a glória de Iahweh apareceu na nuvem.»
  4. Êxodo 19:
    «Preparação da Aliança – 9. Iahweh disse a Moisés: "Eis que virei a ti na escuridão de uma nuvem, para que o povo oiça quando eu falar contigo, e para que também creiam sempre em ti." E Moisés relatou a Iahweh as palavras do povo.»

    «A teofania – 16. Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, relâmpagos e uma espessa nuvem sobre a montanha, e um clamor muito forte de trombeta; e o povo que estava no acampamento pôs-se a tremer. 17. Moisés fez o povo sair do acampamento ao encontro de Deus, e puseram-se ao pé da montanha. 18. Toda a montanha do Sinai fumegava, porque Iahweh descera sobre ela no fogo; a sua fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e toda a montanha tremia violentamente. 19. O som da trombeta ia aumentando pouco a pouco; Moisés falava e Deus lhe respondia no trovão. 20. Iahweh desceu sobre a montanha do Sinai, no cimo da montanha. Iahweh chamou Moisés para o cimo da montanha, e Moisés subiu.»
  5. Êxodo 24:
    «15. Depois, Moisés subiu à montanha. A nuvem cobriu a montanha. 16. A glória de Iahweh pousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu durante seis dias. No sétimo dia, Iahweh chamou Moisés do meio da nuvem. 17. O aspeto da glória de Iahweh era, aos olhos dos filhos de Israel, como um fogo consumidor no cimo da montanha. 18. Moisés, entrando no meio da nuvem, subiu à montanha. E Moisés permaneceu na montanha quarenta dias e quarenta noites.»
  6. Êxodo 33:
    «A Tenda – 7. Moisés tomou a Tenda e a armou para ele, fora do acampamento, longe do acampamento. Havia-lhe dado o nome de Tenda da Reunião. Quem quisesse interrogar a Iahweh ia até à Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. 8. Quando Moisés se dirigia para a Tenda, todo o povo se levantava, cada um permanecia de pé, na entrada da sua tenda, e seguia Moisés com o olhar, até que ele entrasse na Tenda. 9. E acontecia que quando Moisés entrava na Tenda, baixava uma coluna de nuvem, parava à entrada da Tenda, e Ele falava com Moisés. 10. Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prosternava à porta da sua própria tenda. 11. Iahweh, então falava com Moisés face a face, como um homem fala com o outro. Depois ele voltava para o acampamento.»
  7. Êxodo 34:
    «Renovação da Aliança. As tábuas da Lei – 1. Iahweh disse a Moisés: "Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras, sobe até mim na montanha, e eu escreverei as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste. 2. Fica preparado de manhã; de madrugada subirás à montanha do Sinai e lá me esperarás, no cimo da montanha. 3. Ninguém subirá contigo, e não se verá ninguém em toda a montanha. Nem as ovelhas ou bois pastarão diante da montanha." 4. Moisés lavrou duas tábuas de pedra como as primeiras, levantou-se de madrugada e subiu à montanha do Sinai, como Iahweh lhe tinha ordenado, e levou nas mãos as duas tábuas de pedra. 5. Iahweh desceu na nuvem e ali esteve junto dele.»
  8. Êxodo 40:
    «Iahweh toma posse do santuário – 34. A nuvem cobriu a Tenda da Reunião, e a glória de Iahweh encheu a Habitação. 35. Moisés não pôde entrar na Tenda da Reunião porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória de Iahweh enchia a Habitação.

    A nuvem guia os filhos de Israel – 36. Em todas as etapas, quando a nuvem se levantava por cima da Habitação, os filhos de Israel punham-se em marcha. 37. Mas se a nuvem não se levantava, também eles não marchavam até que ela se levantasse. 38. Pois, de dia, a nuvem de Iahweh ficava sobre a Habitação, e de noite havia dentro dela um fogo, aos olhos de toda a casa de Israel, durante todas as suas etapas.»
  9. Levítico 16:
    «2. Iahweh disse a Moisés: Fala a Aarão teu irmão: que ele não entre em momento algum no santuário, além do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca. Poderá morrer, pois apareço sobre o propiciatório, em uma nuvem.»

    «12. Encherá então um incensório com brasas ardentes tiradas do altar, de diante de Iahweh, e tomará dois punhados de incenso aromático pulverizado. Levará tudo para trás do véu, 13. e colocará o incenso sobre o fogo, diante de Iahweh; uma nuvem de incenso recobrirá o propiciatório que está sobre o Testemunho, a fim de que não morra.»
  10. Números 9:
    «A Nuvem – 15. No dia em que foi levantada a Habitação, a Nuvem cobriu a Habitação, ou seja, a Tenda da Reunião. Desde o entardecer até à manhã, repousava sobre a Habitação com o aspeto de fogo. 16. Assim, pois, a Nuvem a cobria permanentemente, tomando o aspeto de fogo até ao amanhecer.

    17. Quando a nuvem se elevava sobre a Tenda, então os filhos de Israel se punham em marcha; no lugar onde a Nuvem parava, aí acampavam os filhos de Israel. 18. Segundo a ordem de Iahweh, acampavam. Permaneciam acampados durante todo o tempo em que a Nuvem repousava sobre a Habitação. 19. Se a nuvem permanecia muitos dias sobre a Habitação, os filhos de Israel prestavam seu culto a Iahweh e não partiam. 20. Às vezes a nuvem se detinha poucos dias sobre a Habitação, então acampavam segundo a ordem de Iahweh e também partiam segundo a ordem de Iahweh. 21. Se acontecia que a Nuvem, depois de ter permanecido desde a tarde até à manhã, elevava-se ao amanhecer, então partiam. Ora a Nuvem se elevava depois de ter permanecido um dia e uma noite, e então partiam, 22. ora a Nuvem permanecia dois dias, um mês ou um ano; enquanto a Nuvem permanecia sobre a Habitação, os filhos de Israel ficavam acampados; mas quando ela se levantava, então partiam. 23. Conforme a ordem de Iahweh acampavam e conforme a ordem de Iahweh partiam. Prestavam culto a Iahweh, segundo as ordens de Iahweh transmitidas por Moisés.»
  11. Números 10:
    «11. No segundo ano, no segundo mês, no dia vinte do mês, a Nuvem se elevou sobre a Habitação da Reunião. 12. Os filhos de Israel partiram, em ordem de marcha, do deserto do Sinai. A Nuvem se deteve no deserto de Farã.»

    «34. Durante o dia a Nuvem de Iahweh pairava acima deles, quando partiam do acampamento.»
  12. Números 11:
    «Efusão do Espírito – 24. Moisés saiu e disse ao povo as palavras de Iahweh. Em seguida reuniu setenta anciãos dentre o povo e os colocou ao redor da Tenda. 25. Iahweh desceu na Nuvem. Falou-lhe e tomou do Espírito que repousava sobre ele e o colocou nos setenta anciãos. Quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; porém, nunca mais o fizeram.»
  13. Números 12:
    «Maria e Aarão contra Moisés – 1. Maria e Aarão murmuraram contra Moisés por causa da mulher cuchita que ele havia tomado. Pois ele havia desposado uma mulher cuchita. 2. Disseram-lhe: "Falou, porventura, Iahweh, somente a Moisés? Não falou também a nós?" Iahweh os ouviu. 3. Ora, Moisés era um homem muito humilde, o mais humilde dos homens que havia na terra.

    Resposta divina – 4. Subitamente disse Iahweh a Moisés, a Aarão e a Maria: "Vinde, todos os três, à Tenda da Reunião." Todos os três foram 5. e Iahweh desceu numa coluna de nuvem e se deteve à entrada da Tenda. Chamou a Aarão e a Maria; ambos se apresentaram. 6. Disse Iahweh: "Ouvi, pois, as minhas palavras: Se há entre vós um profeta, é em visão que me revelo a ele, é em sonho que lhe falo. 7. Assim não se dá com o meu servo Moisés, a quem toda a minha casa está confiada. 8. Falo-lhe face a face, claramente e não em enigmas, e ele vê a forma de Iahweh. Por que ousastes falar contra meu servo Moisés?" 9. A ira de Iahweh se inflamou contra eles. E retirou-se 10. e a Nuvem deixou a Tenda. E Maria tornou-se leprosa, branca como a neve. Aarão voltou-se para ela, e estava leprosa.»
  14. Números 14:
    «13. Moisés respondeu a Iahweh: "Os egípcios ouviram que pela tua própria força fizeste sair este povo do meio deles. 14. Disseram-no também os habitantes desta terra. Souberam que tu, Iahweh, estás no meio deste povo, a quem te fazes ver face a face; que és tu, Iahweh, cuja nuvem paira sobre eles; que tu marchas diante deles, de dia numa coluna de nuvem e de noite numa coluna de fogo."»
  15. Números 17:
    «6. No dia seguinte, toda a comunidade dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Aarão, dizendo: "Fizestes perecer o povo de Iahweh." 7. Ora, como a comunidade se reunia contra Moisés e Aarão, ambos se dirigiram para a Tenda da Reunião. Eis que a Nuvem a cobriu e a glória de Iahweh apareceu. 8. Moisés e Aarão foram diante da Tenda da Reunião. 9. Iahweh falou a Moisés e disse: 10. "Saí do meio desta comunidade; vou destruí-la em um instante." Eles prostraram-se com a face contra a terra.»
  16. Salmo 78:
    «14. De dia guiou-os com a nuvem,
    E com a luz de um fogo toda a noite;»
  17. Salmo 96:
    «1. Iahweh é rei! Que a terra exulte,
    As ilhas numerosas fiquem alegres!
    2. Está envolvido em nuvem escura,
    seu trono tem por fundamento a justiça e o direito.»
  18. Salmo 99:
    «7. Falava com eles da coluna de nuvem,
    E eles guardavam os seus testemunhos,
    E a Lei que lhes dera.»
  19. Salmo 105:
    «39. Ele estendeu uma nuvem para cobri-los,
    E um fogo para iluminar a noite.»
  20. Ezequiel 10:
    «1. Olhei e eis sobre a abóbada que estava por sobre da cabeça dos querubins, sim, por cima deles surgiu algo semelhante a uma pedra de safira, que tinha a aparência de um trono. 2. Disse ele então ao homem vestido de linho: "Põe-te no meio das rodas, sob o querubim, enche a mão de brasas apanhadas dentre os querubins e espalha-as por sobre a cidade". Ele assim fez sob a minha vista.

    3. Ora, os querubins estavam em pé do lado direito do Templo quando o homem entrou, e a nuvem enchia o átrio interior. 4. A Glória de Iahweh ergueu-se de sobre o querubim, movendo-se em direção ao limiar do Templo. Ao que o Templo se encheu com a nuvem e o átrio ficou cheio do resplendor da Glória de Iahweh. 5. O ruído das asas dos querubins podia ser ouvido desde o átrio exterior, como a voz de El Shaddai quando ele fala.»
  21. Mateus 17:
    «A transfiguração – 1. Seis dias depois, Jesus tomou Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou para um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2. E ali foi transfigurado diante deles. O seu rosto resplandeceu como o sol e as suas vestes tornaram-se alvas como a luz. 3. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias conversando com ele. 4. Então Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, levantarei aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". 5. Ainda falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e uma voz, que saia da nuvem, disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o!" 6. Os discípulos, ouvindo a voz, muito assustados, caíram com o rosto no chão. 7. Jesus chegou perto deles e, tocando-os, disse: "Levantai-vos e não tenhais medo". 8. Erguendo os olhos, não viram ninguém: Jesus estava sozinho.»
  22. Lucas 21:
    «As catástrofes cósmicas e a manifestação gloriosa do Filho do Homem – 25. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra, as nações estarão em angústia, inquietas pelo bramido do mar e das ondas; 26. os homens desfalecerão de medo, na expetativa do que ameaçará o mundo habitado, pois os poderes do céu serão abalados. 27. E então verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória. 28. Quando começarem a acontecer essas coisas, erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação".»
  23. Atos 1:
    «A Ascensão – 6. Estando, pois, reunidos, eles assim o interrogaram: "Senhor, é agora o tempo em que irás restaurar a realeza em Israel?" 7. E ele respondeu-lhes: "Não compete a vós conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com a sua própria autoridade. 8. Mas recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e a Samaria, e até os confins da terra". 9. Dito isto, foi levado à vista deles, e uma nuvem o ocultou a seus olhos.»
  24. 1 Coríntios:
    «1. Não quero que ignoreis, irmãos, que os nossos pais estiveram sob a nuvem, todos atravessaram o mar 2. e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés. 3. Todos comeram o mesmo alimento espiritual, 4. e todos beberam a mesma bebida espiritual, pois beberam de uma rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.»
  25. Apocalipse 10:
    «1. Vi depois outro anjo poderoso descendo do céu, trajava-se com uma nuvem e sobre a sua cabeça estava o arco-íris; seu rosto era como o sol, e as pernas pareciam colunas de fogo.»
  26. Apocalipse 11:
    «11. Contudo, depois dos três dias e meio, um sopro de vida, vindo de Deus, penetrou-os, e eles se puseram em pé. E um grande medo se apoderou dos que os contemplavam. 12. Ouvi então uma forte voz do céu, que lhes dizia: "Subi para aqui!" E subiram para o céu na nuvem, e os seus inimigos os contemplaram. 13. Naquela mesma hora houve um grande terramoto; a décima parte da cidade caiu e sete mil pessoas morreram na catástrofe. Os sobreviventes ficaram apavorados e deram glória ao Deus do céu.»
  27. Apocalipse 14:
    «A ceifa e a vindima das nações – 14. Depois disso, olhei: havia uma nuvem branca, e sobre a nuvem alguém sentado, semelhante a um Filho de Homem, com uma coroa de ouro na cabeça e nas mãos uma foice afiada. 15. Nisto outro anjo saiu do Templo, gritando em voz alta ao que estava sentado sobre a nuvem: "Lança a tua foice e ceifa. Chegou a hora da ceifa, pois a seara da terra está madura". 16. O que estava sentado na nuvem lançou então a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada.»
  28. Todas as citações da Bíblia são da Bíblia de Jerusalém, edição em língua portuguesa.
    R. S.


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Introdução