Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 26



Que sem uma graça muito especial, ou um longo emprego da graça comum, a obra que diz este livro é com efeito laboriosa; e nesta obra, qual é a obra da alma assistida pela graça, e qual é a obra de Deus sozinho.
  1. É por isso portanto que tu obra firmemente e trabalha fortemente no instante, e bate (à porta) dessa alta "nuvem de desconhecimento", depois repousa-te. Mas é um trabalho árduo que ele terá, aquele que se quer empregar nesta obra, ha! certamente, um trabalho verdadeiramente duro e grande esforço, a menos que ele tenha uma graça mais especial ou então, que ele se tenha aplicado a ela durante um muito longo período de tempo.
  2. Mas onde será esse trabalho, e do quê feito, eu te pergunto? Seguramente, não desse devoto impulso de amor sem cessar suscitado na vontade, não por ele próprio, mas pela mão de Deus Todo-Poderoso, o qual está sempre pronto para essa obra em cada alma que a isso se dispôs, preparou, e que fez todo o seu possível, e que o fez há bastante tempo, a fim de ser capaz.
  3. Mas então em quê consiste esse trabalho, eu te pergunto? Seguramente esse trabalho, é de espezinhar a recordação de todas as criaturas alguma vez feitas por Deus, e de as rejeitar abaixo da "nuvem de esquecimento" já nomeada. É nisso que consiste todo o trabalho e todo o esforço: porque esse é o trabalho humano, com a ajuda da graça. E para o outro que está cima – quer dizer, esse impulso de amor – esse é a obra de Deus sozinho. Assim, faz portanto o teu trabalho, e eu te prometo seguramente que Ele não faltará ao Seu.
  4. Em ação, então: mostra como tu te comportas. Não vês tu que Ele está aqui, esperando-te? Por tua vergonha! Também trabalha firme e na hora, e em breve tu serás aliviado da dificuldade e da enormidade da tua obra. Porque, apesar de ela ser no princípio difícil e árdua, quando tu não tens devoção, no entanto com a continuação, quando tu tens a devoção, tudo se torna muito fácil e ligeiro, aquilo que era tão duro previamente. E tu não tens mais que pouco ou nenhum trabalho, porque então é Deus, em breve, que quererá sozinho trabalhar. Mas não sempre, nem também e em conjunto longo tempo, mas apenas quando Lhe agrada e como Lhe agrada; mas então tu ficarás contente por O deixar agir sozinho.
  5. Talvez então, por vezes, Ele enviará um raio de luz espiritual, furando essa "nuvem de desconhecimento" que está entre ti e Ele; e Ele te mostrará confidencialmente um ou outro dos Seus segredos, dos quais o ser humano não tem meio nem permissão de falar. Então tu sentirás o teu afeto completamente abrasado pelo fogo do Seu amor, e muito para lá daquilo que eu saberia aqui, ou poderia ou quereria te dizer. Porque desta obra, a qual pertence a Deus sozinho, eu não tenho a audácia e não me arrisco a falar com a minha balbuciante língua carnal, – e para dizer tudo: eu podia, mas eu não quero.
  6. Mas desta obra, pelo contrário, a qual pertence ao ser humano, quando ele se sente atraído e ajudado pela graça, convêm-me perfeitamente falar-te dela: o perigo nesta é o menor dos dois.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 26