Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 23



Que Deus responderá por todos e por todos providenciará, em espírito, por aqueles que completamente ocupados no Seu amor não respondem nem se providenciam por eles próprios.
  1. E se, sinceramente, nós queremos e temos o desejo verdadeiro, conforme está em nós, e com a ajuda da graça e do nosso diretor espiritual, de conformar, quer o nosso amor quanto a nossa vida, ao amor e à vida de Maria, ninguém duvida que Ele não responde hoje e igualmente espiritualmente em cada dia por nós, no mais secreto do coração de todos aqueles que têm, contra nós, palavras ou pensamentos. Não, que eu diga ou pretenda, que nunca homem ou mulher não tenha ou não pronuncie qualquer palavra ou pensamento contra nós, tal como eles fizeram contra Maria, tanto e tão longamente quanto nós estivermos no trabalho desta vida. Mas eu digo – se nós não quisermos prestar atenção nenhuma aos ditos deles e aos pensamentos deles, e também não interrompermos o nosso trabalho espiritual íntimo, como ela também não o fez ela própria – eu digo, que nosso Senhor, então, lhes responderá em espírito e que, se lhes pareceu bem o falarem e pensarem assim, em poucos dias eles terão vergonha das suas palavras e dos seus pensamentos.
  2. E da mesma maneira que Ele responderá por nós em espírito, da mesma maneira também Ele suscitará outrem, espiritualmente, para nos dar as coisas necessárias a esta vida, tais como roupas, alimentos, e todas as outras..., se Ele vê que nós não queremos abandonar a obra do Seu amor para nos ocupar-mos delas. E isto, eu digo-o para a confusão daqueles que pretendem, no seu erro, que não é legítimo aos seres humanos de se porem a servir Deus na vida contemplativa, sem que eles se tenham assegurado previamente das suas necessidades corporais. Porque, dizem eles, Deus dá certamente a vaca mas não a leva pelos cornos. Mas é, na verdade, falar perversamente de Deus, e eles sabem-no bem. Porque, tem confiança firmemente, quem quer que tu sejas, tu que te afastas sinceramente do mundo em direção a Deus, que quer uma ou quer a outra dessas duas coisas te será enviada e dada por Ele: quer a abundância dos bens necessários; quer a força no corpo e a paciência no espírito para suportar as necessidades. E o que importa então, qual é a que recebemos? porque é tudo um para o verdadeiro contemplativo. E quem quer que esteja em dúvida sobre isto: ou é nele o diabo que manobra contra a sua fé, ou ele ainda não está sinceramente e verdadeiramente voltado para Deus como ele deveria estar; e isso, quaisquer que possam ser a fineza ou a santidade das razões que pretenderiam avançar contra isso quem quer que seja.
  3. E é por isso que, tu que te metes no estado de contemplativo, onde e assim como estava Maria, escolhe antes a humildade sob a eminência admirável e a excelência suprema de Deus, a qual é a humildade perfeita, em vez de sob a tua própria miséria, a qual é a humildade imperfeita. O que quer dizer: procura fixar de preferência a tua contemplação particular na suprema eminência de Deus, muito mais do que sobre a tua fraqueza. Porque àqueles que têm a humildade perfeita, nula e nenhuma coisa lhes fará falta, corporal nem espiritual. E porquê? Porque eles têm Deus, no Qual está toda a plenitude; e àquele que O possui – sim, como diz este livro – ele não tem necessidade de mais nada nesta vida.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 23