Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 18



Como, e até este dia, todos os ativos se queixam dos contemplativos, assim como Marta, de Maria. Da qual queixa a ignorância é a causa.
  1. Exatamente assim como Marta então se queixava de Maria sua irmã, exatamente igualmente, ainda hoje, todos os ativos se queixam dos contemplativos. Porque se há um homem ou uma mulher em qualquer sociedade que seja deste mundo, religiosa ou secular – eu não excluo nenhuma – e se esse homem ou mulher, qual quer que seja, se sente levado pela graça e também pelo conselho, a rejeitar todos os assuntos e atividades exteriores, e isso para se pôr a viver plenamente da vida contemplativa segundo as suas capacidades e a sua consciência, não sem a permissão do seu diretor espiritual; e eis imediatamente que o seus próprios irmãos e irmãs, todos os seus amigos mais próximos e bastantes outros ainda, os quais não sabem nada da sua vida interior nem nada também do género de vida que ele começa e no qual ele se mete, que todos elevam à volta dele um grande clamor de queixas e protestos, cortando brutalmente e afirmando que ele não faz nada, fazendo aquilo que ele faz. E também ei-los enumerando uma quantidade de histórias falsas, e numerosas verdadeiras também, sobre a queda de tais e tais homens ou mulheres que se tinham, eles também, dado a esta vida: nunca um bom relato daqueles que aí se mantiveram.
  2. Eu reconheço que muitos caem e caíram, daqueles que tinham aparentemente rejeitado o mundo. E ou eles tinham-se tornado servidores de Deus e Seus contemplativos, por não se terem querido deixar dirigir por um verdadeiro conselheiro espiritual, eles tornaram-se servidores e contemplativos do diabo; e como para caluniar a santa Igreja, eles voltaram-se quer para a hipocrisia, quer para a heresia, ou então eles caíram na loucura e em muitas outras calamidades. Mas eu deixo aqui de falar nisso, para não exceder o nosso assunto. Seguidamente, no entanto, se Deus permitir e se for necessário, poder-se-á ver e encontrar certas condições e a razão da queda deles. Portanto, suficientemente falado deles aqui; mas vamos para diante na nossa matéria.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 18