Livro da Vida Perfeita – O caminho para a verdadeira vida interior


  1. Tudo o que se disse aqui diz respeito ainda à vida exterior.
  2. É um caminho e um acesso em direção à verdadeira vida interior. Porque a vida interior começa depois da vida exterior.
  3. Quando o ser humano saboreia o Perfeito, tanto quanto é possível, todas as coisas criadas e o ser humano ele próprio tornam-se para ele num nada.
  4. Quando sabemos na verdade que o Perfeito é Tudo em tudo e para além de tudo, segue-se necessariamente que devemos atribuir todo o bem – o ser, a vida, o conhecimento, o saber, o poder, etc. – ao único Perfeito e não às criaturas.
  5. Daí resulta que o ser humano não atribui a ele mais nada: nem vida nem ser, nem poder nem saber, nem ação nem omissão – nem nada a que se possa chamar um bem.
  6. O ser humano torna-se assim completamente pobre, ele aniquila-se a si próprio e com ele todas as coisas, quer dizer todas as coisas criadas.
  7. Apenas então começa uma verdadeira vida interior.
  8. A partir desse momento, Deus torna-se no próprio homem. Não há aí mais nada que não seja Deus ou que não pertença a Deus – mais nada que aí se aproprie do que quer que seja.
  9. É Deus sozinho – o eterno, o único e sozinho Perfeito – que é, que vive, que conhece, que pode, ama, quer, faz e não faz.
  10. É assim que deve ser uma verdadeira vida interior.
  11. Quando ela não é assim, ela poderia certamente ser sempre melhor e mais justa.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » A vontade eterna » O caminho para a verdadeira vida interior