Livro da Vida Perfeita – A atração do Pai


  1. Observa agora como o Pai atrai para Cristo.
  2. Quando qualquer coisa desse Bem perfeito é revelada e manifestada à alma ou ao ser humano – como numa intuição ou num êxtase –, nasce no ser humano o desejo de se aproximar desse Bem perfeito e de se unir a Ele.
  3. Quanto mais esse desejo cresce nele, mais revelação ele recebe. Quanto mais ele recebe de revelação, mais ele deseja e sente atração.
  4. É assim que o ser humano é atraído e chamado à união com o Bem eterno.
  5. É o que se chama «a atração» do Pai.
  6. E, Aquilo que o atrai, ensina-lhe que ele não pode aceder à união se não vem pela vida de Cristo. É então que ele começa a seguir essa vida de que falamos mais acima.
  7. Tem atenção agora a estas frase de Cristo.
  8. A primeira: «Ninguém vai ao Pai sem ser por mim» (Jo 14, 6), quer dizer «pela minha vida», como se disse mais acima.
  9. A segunda: «Ninguém vem a mim, quer dizer, ninguém adota a minha vida e me segue, se ele não é movido e atraído pelo meu Pai» (Jo 6, 44), quer dizer «pelo Bem simples e perfeito» do qual São Paulo disse: «Quando vier o Perfeito, o que é parcial será abolido.» (1Co 13, 10), quer dizer: «O ser humano no qual esse Perfeito é conhecido, sentido e saboreado, tanto quanto é possível neste mundo, considera todas as coisas criadas como nada em comparação com esse Perfeito.»
  10. É bem assim na verdade: porque fora do Perfeito e sem Ele, não há ser verdadeiro nem verdadeiro Bem.
  11. Quem tem o Perfeito, quem O conhece e O ama, tem e conhece Tudo e todo o bem.
  12. Então, que mais outra coisa lhe faltaria, ou que mais outra pessoa?
  13. O que seriam para ele as partes, visto que o Perfeito une num ser único todas as partes?

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » A vontade eterna » A atração do Pai