Livro da Vida Perfeita – Estar atento a si próprio


  1. «Ninguém vem ao Pai, disse Cristo, sem ser por mim» (Jo 14, 6).
  2. Observem agora como se deve, por Cristo, ir ao Pai.
  3. O ser humano deve estar atento a ele próprio e a tudo o que é seu, no interior como no exterior.
  4. Ele deve conter-se e guardar-se – tanto quanto é possível – afim de que não surjam e não permaneçam nunca no interior dele outra vontade, desejo ou amor, outro pensamento, ideia ou desejo que o que pertenceria e conviria a Deus se Ele fosse Ele próprio esse ser humano.
  5. Quando ele se apercebe que surge nele qualquer outra coisa – que não pertence e não convêm a Deus –, ele deve aniquilá-la nele e resistir-lhe o mais rápido e o melhor que pode.
  6. Devemos ser iguais no exterior, quando se trata de fazer ou de não fazer, de parecer ou de se calar, de vigiar ou de dormir – em resumo de todos os atos e comportamentos do ser humano com respeito a ele próprio e aos outros seres humanos.
  7. Ele deve estar atento a tudo isto: ele não se deve voltar para nenhuma outra coisa, ele não deve permitir que nenhuma outra coisa surja dele, que permaneça fora dele ou que se produza através dele, a não ser aquilo que pertence ou convém a Deus se Ele fosse Ele próprio esse ser humano.
  8. Vê: se fosse assim, tudo o que existe ou se faz – interiormente ou exteriormente – seria de Deus. O ser humano seria um sucessor de Cristo e da sua vida, tal qual nós a podemos compreender e explicar.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » A vontade eterna » Estar atento a si próprio