Livro da Vida Perfeita – Toda vontade criada é de Deus


  1. É a mesma vontade eterna que está em Deus originalmente e essencialmente – sem nenhuma ação nem nenhuma atividade – e que quer e age no ser humano ou na criatura.
  2. Porque pertence à vontade, e é próprio da vontade, o querer.
  3. O que faria ela para além disso? Ela seria inútil se ela não agisse. E ela não pode agir sem criatura.
  4. É por isso que a criatura deve existir. Deus quer que ela exista para que a sua vontade atue e aí tenha a sua própria realização, senão ela permaneceria e deveria permanecer n'Ele sem ação.
  5. É por isso que a vontade que está nas criaturas – a que se chama vontade «criada» - pertence a Deus tanto quanto a vontade eterna. Ela não pertence às criaturas. Porque Deus não pode querer ativamente e efetivamente sem as criaturas, Ele quer fazê-lo em e por elas.
  6. É por isso que a criatura não deve querer nada por essa vontade, mas é Deus que quer e deve querer ativamente por essa vontade – que está no ser humano e no entanto pertence a Deus.
  7. O ser humano, que fosse puramente e completamente assim, não seria mais ele que queria nele, mas Deus mesmo.
  8. Não haveria aí mais nenhuma vontade do que a vontade de Deus. Porque seria Deus mesmo que quereria, e não o ser humano. A sua vontade seria uma com a vontade eterna e fluindo nela.
  9. Permaneceria realmente nesse ser humano a alegria e o sofrimento, o bem-estar e a dor, etc.
  10. Porque lá onde a vontade quer plenamente, há alegria e sofrimento: se tudo se faz como a vontade quer, é alegria; se de outra maneira, é sofrimento.
  11. Essa alegria e esse sofrimento não pertencem ao ser humano, mas a Deus. Porque aquele a quem pertence a vontade, a ele pertence também a alegria e o sofrimento.
  12. Não sendo a vontade do ser humano, mas de Deus, é a Deus também que pertencem a alegria e o sofrimento.
  13. Assim não há sofrimento a deplorar a não ser daquilo que é contra Deus. E não existe alegria senão de Deus, e do que é Seu e Lhe pertence.
  14. O que é verdade para a vontade é também para o conhecimento, para a inteligência, para o poder, para o amor e para tudo o que existe no ser humano: tudo pertence a Deus, e nada pertence ao ser humano.
  15. Se a vontade estivesse inteiramente abandonada a Deus, tudo o resto lhe estaria também abandonado. Deus receberia então tudo aquilo que lhe pertence.
  16. A vontade deixaria de ser vontade própria.
  17. Vê: é para isto que Deus criou a vontade, e não para que ela se torne vontade própria.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » A vontade eterna » Toda vontade criada é de Deus