Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 2



Curta exortação à humildade e à realização da obra que este livro diz.

  1. Também agora olha, miserável criatura, e vê o que tu és. O que és tu então, e em quê então tu mereceste ser assim chamado por nosso Senhor? Que fraco e miserável coração, completamente adormecido na preguiça, o qual não será acordado pela atração desse amor e pela voz desse apelo! Mas atenção, infeliz, desconfia imediatamente do teu inimigo, e não te consideres nunca mais santo ou melhor pelo facto da excelência desse apelo e pelo género de vida solitária onde tu entraste. Que miséria, pelo contrário, e que maldição, se tu não tiras o melhor de ti mesmo, quando tu tens o suporte da graça e da direção espiritual, para viveres segundo a tua vocação! Também, quanto maior é preciso que sejam a tua humildade e o teu amor espiritual pelo esposo, quando Ele que é o Deus todo-poderoso, Rei dos reis e Senhor dos senhores, se tornou humilde ao ponto de se abaixar até ti e, de todas as ovelhas do seu rebanho, te fazer a graça de te escolher para seres um daqueles que Lhe estão reservados, outorgando-te no pasto um lugar onde tu possas ser alimentado com as suavidades do Seu amor, como antecipação da tua herança no reino dos céus.
  2. Em ação, portanto, e sem demoras, eu te suplico. Olha no presente diante de ti e deixa o que está para trás: vê aquilo que te falta, e não aquilo que tu tens, é o caminho mais certo para tu ganhares e guardares a humildade. Toda a tua vida agora consiste e está no desejo, se tu deves avançar nos degraus da perfeição: esse desejo que só pode ser absolutamente criado e formado na tua vontade pela mão de Deus todo-poderoso, mas com o teu acordo. E eu digo-te uma coisa: Ele é um amante ciumento e que não suporta partilhar; Ele não se compraz em agir na tua vontade se Ele não estiver nela sozinho, unicamente, contigo. Ele não reclama nenhuma ajuda, mas apenas a ti próprio. É Ele que quer, e tu só tens que olhar para Ele e deixá-lo, a Ele só. Mas compete a ti o guardares bem as janelas e as portas, porque as moscas e os inimigos assaltam através delas.
  3. E se tu tens o firme propósito de fazer assim, tu não tens outra necessidade senão a de suplicares humildemente a Ele na oração, e em breve Ele quererá ajudar-te. Suplica-lhe portanto, e faz ver quais são as tuas disposições. Ele está pronto e Ele só te escuta a ti. Mas o que fazes tu, e como é que tu Lhe vais suplicar?


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 2