Nuvem de Desconhecimento – Capítulo 1



Dos quatro graus da vida do cristão; e como os percorre a vocação que diz este livro.

  1. Amigo espiritual em Deus, tu deves perfeitamente compreender que, grosseiramente, eu vejo quatro graus ou estados na vida do cristão: os quais são a saber, da vida comum (ou vulgar), da vida especial (ou religiosa), da vida solitária e da vida perfeita. Os três primeiros têm o seu começo e fim nesta vida; mas o quarto, que pela graça pode começar aqui, nunca terá fim a não ser na beatitude do céu.
  2. E tais como tu os encontras ordenados aqui, e em primeiro a vida comum, depois a vida especial, em seguida a vida solitária e a perfeita no fim, tais justamente e nesta mesma ordem são os graus, segundo a minha opinião, pelos quais, na sua grande misericórdia, Nosso Senhor te chama e te conduz a Ele no desejo do teu coração. Porque tu sabes bem que quando tu vivias anteriormente no grau comum da vida cristã e na companhia dos teus irmãos do mundo, foi muito evidentemente o Seu eterno amor – pelo qual tu foste feito e criado do nada onde estavas, e resgatado ao preço do Seu precioso sangue do pecado de Adão onde tu estavas perdido – que não quis suportar que tu estivesses tão longe d'Ele nesse estado e nesse grau da vida. E é por isso que Ele muito graciosamente suscitou o teu desejo, e pelo liame do fervor o firmou, conduzindo-te assim e levando-te a uma forma de vida e ao estado mais especial de servidor no número dos seus servidores, por forma a que te foi possível aprender a viver mais espiritualmente e mais especialmente ao Seu serviço: muito mais do que tu tinhas feito ou que tu tivesses podido fazer no grau comum da tua vida anterior. Mas mais?
  3. No entanto, parece que Ele não te deixou, nem te abandonou assim ligeiramente, no amor do Seu coração que Ele não deixou de ter por ti desde quando tu eras tão pouco quanto nada. Mas o que é que Ele fez? Não vez tu com que cuidados e que atenções, com quantas graças, Ele te elevou intimamente em direção ao terceiro grau e a terceira forma de vida, a qual é chamada solitária? E nessa forma e nesse estado de vida solitária, tu podes aprender a elevar mais alto o teu amor e a caminhar em direção àquele estado e àquele grau, o qual é o último de todos, que é o da vida perfeita.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Nuvem de Desconhecimento » Capítulo 1