Livro da Vida Perfeita – Não se procurar a si próprio


  1. Enquanto o ser humano procura o seu próprio bem, enquanto ele procura o Melhor como sendo seu – como sendo para ele e por ele –, ele não o encontra.
  2. Enquanto for assim, não é o Melhor que ele procura. Como é que ele o poderia encontrar?
  3. Enquanto ele for assim, é ele próprio que ele procura, é ele próprio que ele imagina ser o Melhor. Enquanto ele se procura assim a ele próprio, ele não procura o Melhor – porque ele não é o Melhor.
  4. Em contrapartida, o ser humano que procura, que ama e que deseja o Bem enquanto que ele é o Bem, porque ele é o Bem e pelo único amor do Bem – e não como vindo de um eu ou como sendo «eu», «meu», «a mim» ou «para mim», etc. –, esse ser humano encontra-o.
  5. Porque ele procura-o justamente. Se ele o procura de outra forma, ele perde-se. Na verdade, é desta maneira que é preciso procurar, desejar e amar o verdadeiro e perfeito Bem. É desta maneira que o encontramos.
  6. É uma grande loucura quando um ser humano ou uma criatura imagina saber ou poder qualquer coisa por si próprio.
  7. Muito particularmente se ele imagina saber ou poder qualquer coisa de bom e merecer ou obter assim de Deus uma grande recompensa...
  8. Para quem reflete corretamente, isso é ofender Deus.
  9. O verdadeiro Bem não é rigoroso para com um ser humano simples e fraco de espírito que não sabe nada de melhor. Ele favorece-o tanto quanto possível: tudo o que ele é na medida de receber o bom, Deus lhe concede voluntariamente.
  10. Mas, como foi dito, o ser humano não encontra nem obtém nada enquanto ele age assim. É preciso que o amor próprio se vá embora. Doutra forma ele não encontrará nem obterá nada.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » A vontade eterna » Não se procurar a si próprio