Livro da Vida Perfeita – Nada é contra Deus


  1. «Existe então qualquer coisa que seja contra Deus e contra o Bem verdadeiro?»
  2. Não. Igualmente, não há nada que não tenha Deus, exceto o querer diferente da vontade eterna. E querer diferente da vontade eterna, é estar contra ela.
  3. A vontade eterna quer que só se ame e só se queira o Bem verdadeiro. Quando se ama outra coisa, está-se contra ela. Neste sentido, é verdade que quem está sem Deus está contra Deus.
  4. Na verdade, não existe nada que seja contra Deus ou contra o Bem verdadeiro.
  5. É preciso portanto compreender aqui a mesma coisa como se Deus dissesse: «Aquele que quer sem Mim, ou não quer como Eu, ou quer diferente de Mim, isso equivale a contra Mim.
  6. Porque tal é a minha vontade que ninguém queira diferente de Mim ou sem Mim. E sem a minha vontade não deve haver nenhuma vontade. Da mesma forma que sem Mim não há nem ser nem vida, nem isto nem aquilo, assim não deve haver nenhuma vontade sem Mim e sem a minha vontade.»
  7. Da mesma forma que na verdade todos os seres são essencialmente um no ser único e que todos os bens são um único bem no Bem único; da mesma forma que nada pode existir sem o Um, assim todas as vontades deveriam ser uma única vontade na única e perfeita vontade, e sem ela não deveria haver nenhuma vontade.
  8. Lá onde é diferente, é a injustiça, é contra Deus e contra a sua vontade. E é por isso que é pecado.
  9. Vê-se aqui, como já se viu, que toda a vontade que é sem a vontade de Deus – quer dizer toda a vontade própria – e tudo o que se produz por uma tal vontade, tudo isso é pecado.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » A vontade eterna » Nada é contra Deus