Livro da Vida Perfeita – Estado do ser humano santificado


  1. Tudo o que se produz num ser humano verdadeiramente santificado – duma maneira ativa ou passiva – se produz nessa luz e nesse amor: neles, por eles e regressando para eles.
  2. Lá existe e reside um estado de satisfação e de tranquilidade, livre de todos os desejos de saber e de ter mais ou menos, de viver ou de morrer, de ser ou de não ser, etc.: tudo isso é uma única e mesma coisa, e não nos queixamos de mais nada, senão do pecado.
  3. O que é o pecado, já o dissemos antes.
  4. É querer outra coisa para além do simples e perfeito Bem, da vontade una e eterna. É querer sem, ou contra, esse Bem e essa única vontade.
  5. Tudo o que resulta daí – mentira, engano, injustiça, falsidade, todos os vícios: numa palavra, tudo o que é chamado de pecado –, tudo isso provém de querermos outra coisa para além de Deus e do Bem verdadeiro.
  6. Se não houvesse outra vontade para além da única vontade, não haveria pecado. É por isso que se pode dizer que toda a vontade própria é pecado e não é mais nada: é dela que resulta todo o mal.
  7. Um ser humano verdadeiramente santificado não deplora nada para além do pecado. Ele queixa-se dele e sofre por ele de tal forma que, se ele tivesse cem vezes de sofrer uma morte vergonhosa e penosa, ele não se queixaria dela e não sofreria com ela tanto quanto com o pecado.
  8. Esse sofrimento deve durar até à morte corporal: lá onde ele não se encontra, não pode, sem dúvida nenhuma, haver ser humano verdadeiramente santo ou santificado.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » As duas luzes » Estado do ser humano santificado