Livro da Vida Perfeita – Contra a vontade própria


  1. «Se é verdadeiro, poder-se-ia dizer, que Deus quer, deseja e faz a cada um aquilo que é o melhor, Deus deveria vir em ajuda de cada um e fazer por forma que todas as suas vontades se realizassem: para um tornar-se papa, para outro bispo, etc.»
  2. Aquele que ajuda o ser humano a realizar a sua vontade própria ajuda-o para o pior. Porque quanto mais o ser humano segue a sua vontade própria, mais ela cresce nele, e mais o ser humano se afasta de Deus e do Bem verdadeiro.
  3. Deus ajuda voluntariamente o ser humano, entre todas as coisas, a atingir aquilo que é o Melhor – o melhor em si ou o melhor para o ser humano. Mas, para que isso aconteça, é preciso, já se disse mais acima, que toda a vontade própria desapareça. E para isso também Deus ajuda o ser humano voluntariamente.
  4. Enquanto o ser humano procura aquilo que é o «seu» melhor, ele não procura o Melhor e não o encontrará. Porque o melhor para o ser humano seria – e é – o não procurar e o não considerar nem a si próprio nem o seu. É isso que Deus diz e ensina.
  5. Aquele portanto que quer que Deus o ajude a atingir o Melhor, que ele siga a palavra, o ensinamento e os mandamentos de Deus. É assim que ele obterá a sua ajuda e não de outra forma. O ser humano deve de se abandonar a si próprio e de abandonar todas as coisas para O seguir. É isto que Deus diz e ensina.
  6. Aquele que ama a sua alma – quer dizer que se ama a ele próprio -, aquele que a quer guardar e a preservar – quer dizer que se procura a si próprio e o seu nas coisas -, esse perderá a sua alma.
  7. Mas aquele que não se preocupa com a sua alma, aquele que se abandona a si próprio e tudo o que é seu, este guardará e preservará a sua alma na vida eterna.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » Contra a vontade própria