Mestre Eckhart – Daniel o profeta diz: nós te seguimos 5


  1. «Renuncia-te a ti próprio e pega na tua cruz.»
  2. Os mestres dizem que as penas são o jejum e outras penitências.
  3. Mas eu digo que isso é suprimir a pena porque apenas a alegria é a consequência desse comportamento.
  4. Em seguida ele (Cristo) diz: «Eu dou-lhes a vida.»
  5. Muitas outras coisas que possuem as criaturas dotadas de intelecto são «acidente», mas a vida é própria a cada criatura dotada de intelecto como sendo o seu ser.
  6. É por isso que ele diz: «Eu dou-lhes a vida», porque o seu ser é a sua vida, e Deus dá-se absolutamente quando Ele diz: «eu dou».
  7. Nenhuma criatura seria capaz de a dar (a vida) mas se fosse possível que uma criatura a pudesse dar, Deus ama tanto a alma que Ele não poderia tolerar isso: Ele quer ser Ele próprio a dá-la.
  8. Se uma criatura a desse, a alma a consideraria sem valor, ela não faria caso dela mais do que de um mosquito.
  9. Tal como se um imperador desse uma maçã a qualquer um, este atribuir-lhe-ia mais valor do que se uma outra pessoa lhe desse uma veste; igualmente a alma também não pode tolerar o receber a vida de qualquer um que não seja de Deus.
  10. É por isso que ele diz: «eu dou», afim de que a alma tenha uma alegria perfeita nesse dom. 1

Notas
  1. Não se deve pensar, como certos, que a «cruz» de que fala Lucas, são as austeridades, os jejuns e outras penitências, pelo contrário eles suprimem as penas porque eles têm a alegria por consequência. A verdadeira cruz consiste em se renunciar para obedecer à vontade divina.

    Cristo diz em seguida: «Eu dou-lhes a vida.» As criaturas dotadas de intelecto possuem muitas coisas que são «acidente», mas a vida é própria de cada criatura dotada de intelecto como sendo o seu ser. É por isso que ele diz: «eu dou-lhes a vida», porque o seu ser é a sua vida e Deus dá-se absolutamente quando ele diz: «eu dou».

    Nenhuma criatura poderia dar a vida. E nós reencontramos aqui Mestre Eckhart com as suas suposições no impossível: «se uma criatura fosse capaz de dar a vida, Deus ama de tal forma a alma que Ele não toleraria isso, e por seu lado, se a alma a recebesse de um outro que não fosse de Deus, ela não lhe daria mais importância "do que a um mosquito"». [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Daniel o profeta diz: nós te seguimos 5