Mestre Eckhart – Daniel o profeta diz: nós te seguimos 3


  1. Ora ele (o sábio) diz: «Com o espírito de sabedoria, todo o bem me veio ao mesmo tempo.»
  2. O dom de sabedoria é o dom mais nobre entre os sete dons.
  3. Deus não faz nenhum destes dons sem se dar Ele próprio primeiro, da mesma maneira, e na geração.
  4. Tudo aquilo que é bom e que pode trazer alegria e consolação, eu tenho tudo no «espírito de sabedoria», e toda a doçura, por forma que ele não é omisso nem mesmo em algo tão pequeno quanto a ponta de uma agulha, e no entanto seria pouca coisa se não o tivesse em plenitude e igualdade, absolutamente como Deus desfruta dele; eu desfruto dele portanto da mesma maneira, da mesma coisa na sua natureza.
  5. Porque no «espírito de sabedoria», ele age em plena igualdade, tão bem que a mais pequena coisa se torna como a maior, mas não a maior como a mais pequena, da mesma forma que se enxerta um ramo nobre num sujeito grosseiro, todo o fruto fica conforme à nobreza do ramo, não conforme à grosseria do sujeito.
  6. Passa-se o mesmo neste espírito, então todas as obras se tornam iguais, porque a mais pequena torna-se como a maior e não a maior como a mais pequena.
  7. Ele dá-se a Ele próprio na geração, porque a obra mais nobre em Deus é a de gerar, se uma coisa em Deus fosse mais nobre que a outra, porque Deus tem toda a sua alegria a gerar.
  8. Tudo aquilo que me é inato, ninguém mo pode tirar, a menos que Ele (Deus) mo tire a mim próprio.
  9. Tudo aquilo que me pode acontecer de fortuito, eu posso perdê-lo; é por isso que Deus se gera totalmente em mim para que eu não o perca nunca, porque tudo aquilo que é inato, eu não o perderei nunca.
  10. Deus tem toda a sua alegria no nascimento, é por isso que Ele gera o seu Filho em nós, afim de que nós tenhamos nisso toda a nossa alegria, e que nós geremos ao mesmo tempo que Ele esse mesmo Filho segundo a natureza, porque Deus tem toda a sua alegria no nascimento, é por isso que Ele se gera em nós, afim de que Ele tenha toda a sua alegria na alma, e que nós tenhamos toda a nossa alegria n'Ele.
  11. Eis porque Cristo diz, como São João escreve no Evangelho: «eles seguem-me».
  12. Seguir Deus verdadeiramente, é bem: que nós sigamos a sua vontade, como eu o disse ontem: «que a sua vontade seja feita».
  13. São Lucas escreve no Evangelho que Nosso Senhor diz: «Que aquele que me quer seguir se renuncie a ele próprio, pegue na sua cruz e me siga.»
  14. Aquele que se renunciasse verdadeiramente pertenceria verdadeiramente a Deus, e Deus seria verdadeiramente dele, eu estou tão certo disto quanto o eu ser um ser humano.
  15. Para esse ser humano, é tão fácil deixar todas as coisas quanto uma lentilha, e quanto mais ele deixou, melhor é. 1

Notas
  1. O dom de sabedoria é o mais nobre dos sete dons do Espírito Santo. Deus não concede nenhum deles sem se dar a Ele próprio sob a forma da geração. Tudo aquilo que pode trazer alegria e consolação, eu tenho tudo no espírito de Sabedoria, em plena igualdade com Deus, tão bem que a mais pequena coisa se torna como a maior, e não inversamente.

    Se enxertarmos um ramo nobre num sujeito grosseiro, todo o fruto fica conforme à nobreza do ramo; igualmente, se este espírito de Sabedoria é dado à pessoa fruste e grosseira, todas as suas obras tornam-se iguais.

    A obra mais nobre em Deus sendo a de gerar – se pelo menos se pode dizer que em Deus uma coisa é mais nobre que a outra – eu sinto ao gerar o Filho em mim a mesma alegria que Ele tem em gerar o Filho n'Ele. «Tudo aquilo que me pode acontecer de fortuito, eu posso perdê-lo; mas Deus gera-se totalmente em mim para que eu não o perca nunca... Deus tem toda a sua alegria no nascimento, Ele gera-se portanto em nós afim de que Ele tenha toda a sua alegria na alma, e que nós tenhamos toda a nossa alegria n'Ele.» [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Daniel o profeta diz: nós te seguimos 3