Mestre Eckhart – Daniel o profeta diz: nós te seguimos 2


  1. Existe na alma uma potência mais vasta que todo o mundo.
  2. É preciso que ela seja muito vasta visto que Deus reside nela.
  3. Certas gentes não convidam o «espírito de sabedoria», elas convidam a saúde, e a riqueza, e o prazer, mas o «espírito de sabedoria» não vem a elas.
  4. Aquilo que elas pedem é-lhes mais caro que Deus – como aquele que dá um pfennig por um pão, prefere o pão ao pfennig -, elas fazem de Deus seu criado.
  5. «Faz-me isto e cura-me», diria uma pessoa rica, «pede-me o que tu queres e eu te darei», se ele pedisse então um heller, seria uma aberração, e se ele lhe pedisse cem marcos, ele (o rico) dar-lhos-ia.
  6. É por isso que é verdadeiramente uma loucura o pedir a Deus qualquer outra coisa que não seja Ele; é indigno d'Ele porque Ele não dá nada mais voluntariamente que a Ele próprio.
  7. Um mestre diz: todas as coisas têm um porquê, mas Deus não tem porquê, e o ser humano que pede a Deus qualquer coisa mais que Ele próprio, faz de Deus um «porquê». 1

Notas
  1. Para aqueles que «não convidam» o espírito de Sabedoria, mas a saúde, a riqueza, o prazer, aquilo que eles pedem é-lhes mais caro que Deus. É uma loucura o pedir a Deus outra coisa que Ele próprio, é fazer de Deus um «porquê». Ora, Deus é «sem porquê».

    Nós já reencontramos várias vezes o tema importante do «sem porquê», que Mestre Eckhart apenas aflora aqui. Deus não age por nenhuma outra razão que não seja o seu próprio ser, e o ser humano, igualmente, deve viver sem fins finitos, por nenhuma outra razão que não seja o ser de Deus. Portanto, Deus não pode nunca ser um meio em vista a obter qualquer coisa na terra. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Daniel o profeta diz: nós te seguimos 2