Mestre Eckhart – Daniel o profeta diz: nós te seguimos 1


Sermão 59 - Daniel o profeta diz: nós te seguimos
  1. O profeta Daniel diz: «Nós te seguimos com todo o coração, e nós te tememos, e nós procuramos o teu rosto.» (Dn 3, 41) 1
  2. Estas palavras adaptam-se bem àquelas que eu disse ontem: «Eu chamei-o, eu convidei-o, eu atraí-o, e o espírito de sabedoria veio a mim, e eu estimei-o mais do que todos os reinos, e o poder, e o domínio, e o ouro, e a prata, e as pedras preciosas, e comparadas ao espírito de sabedoria, eu considerei todas as coisas como um grão de areia, como lama, e como um nada.»
  3. É um sinal manifesto que o ser humano tem o «espírito de sabedoria» quando ele considera todas as coisas como um puro nada.
  4. Naquele que pode considerar o que quer que seja como qualquer coisa, o «espírito de sabedoria» não existe.
  5. Que ele tenha dito «como um grão de areia», era muito pouco; que ele tenha dito «como lama», era ainda muito pouco; que ele tenha dito «como um nada», estava bem dito, porque todas as coisas são um puro nada comparadas com o «espírito de sabedoria».
  6. Eu chamei-o, e atraí-o, e convidei-o, e o «espírito de sabedoria» veio a mim.
  7. O «espírito de sabedoria» vem àquele que o chama para o mais interior dele próprio. 2

Notas
  1. Este texto encontra-se na missa da sexta-feira depois do domingo da Paixão. [  ]
  2. Os exegetas não conseguem determinar a qual sermão Eckhart faz exatamente alusão quando ele cita as palavras do Livro da Sabedoria 7, 7 que ele «disse ontem».

    Que, para aquele que possui o «espírito de Sabedoria», todas as coisas sejam não apenas «um grão de areia» e «lama», é ainda demasiado pouco dizer; «como um nada», estava bem dito, porque todas as coisas são um puro nada, comparadas com o espírito de Sabedoria.

    Nós reencontramos aqui uma das constantes do pensamento eckhartiano, tal como nós já bastantes vezes reencontramos a sua expressão. [  ]


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Daniel o profeta diz: nós te seguimos 1