Mestre Eckhart – Aquele que me serve 2


  1. O segundo ponto: de que maneira nós devemos seguir Nosso Senhor.
  2. Santo Agostinho diz: «Aquele é um fiel servidor que, em todas as suas obras, não procura nada para além da honra de Deus.»
  3. Monsenhor David diz também: «Deus é o meu Senhor, eu devo servi-lo» porque Ele serviu-me e em todo o seu serviço, Ele não tinha necessidade de mim a não ser para a minha própria utilidade, assim eu devo servi-lo em retorno e procurar a sua honra só.
  4. O que não fazem outros mestres: eles procuram o interesse próprio deles nos serviços deles, porque eles prestam-nos apenas para nos explorar.
  5. É por isso que nós não somos obrigados a prestar-lhes grandes serviços: a reciprocidade deve ser segundo a grandeza e a nobreza do serviço. 1

Notas
  1. Numa segunda parte, o pregador mostra como nós devemos servir Deus e não procurar nada senão a honra de Deus. E, diz «David»: «Deus é o meu Senhor, eu devo servi-lo, porque Ele serviu-me e em todo o seu serviço Ele não tinha necessidade de mim a não ser para a minha própria utilidade; assim eu devo servi-lo em retorno e procurar a sua honra só.»

    Uma passagem desta breve segunda parte reterá especialmente a nossa atenção. O pregador acaba portanto de falar do desinteresse com o qual nós devemos servir Deus, visto que Ele próprio só teve em vista a nossa própria utilidade.

    «O que não fazem outros mestres: eles procuram o seu interesse próprio nos seus serviços, visto que eles os prestam apenas para nos explorar. É por isso que nós não somos obrigados a prestar-lhes grandes serviços: a reciprocidade deve ser segundo a grandeza e a nobreza do serviço.» [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Aquele que me serve 2