Mestre Eckhart – Vi a Cidade Santa, uma Nova Jerusalém 7


  1. Ele diz também: a luz divina aparece a cinco tipos de pessoas.
  2. As primeiras não a acolhem. Elas são como os animais, inaptos para a acolherem, como se pode notar por uma comparação: se eu me aproximasse de uma água que esteja agitada ou turva, eu não poderia aí ver o meu rosto porque ela não estaria plana.
  3. Às segundas, um pouco de luz aparece como a faísca de uma espada numa forja.
  4. As terceiras recebem mais dela, como um relâmpago luminoso que rapidamente se extingue; são todas aquelas que recaem da luz divina no pecado.
  5. As quartas recebem ainda mais dela, mas por vezes Deus retira-se sem outra razão que a de as estimular e de amplificar o desejo delas.
  6. É certo: se alguém quisesse encher o avental de cada um de nós, cada um de nós avançaria o seu avental para poder receber muito.
  7. Agostinho diz: «Que aquele que quer receber muito, amplifique o seu desejo.»
  8. As quintas recebem uma grande luz, como em pleno dia, e no entanto ela só é produzida por uma fenda.
  9. A alma fala dela no Livro do Amor: «O meu bem amado viu-me por uma fenda; o seu rosto era encantador.»
  10. Santo Agostinho diz também: «Senhor, tu dás por vezes uma tão grande doçura que se ela fosse perfeita e não fosse o reino celeste, eu não sei o que é o reino celeste.» 1

Notas
  1. São Dioniso diz também que se podem distinguir cinco tipos de pessoas segundo a capacidade delas para acolherem a luz divina. As comparações são bastante sugestivas, por vezes inesperadas.

    Umas, semelhantes aos animais, não a recebem, da mesma forma que uma água agitada não pode refletir o meu rosto. Nas segundas, a luz divina é fugitiva, como a faísca de uma espada que forjamos. Para as terceiras, ela assemelha-se a um relâmpago luminoso e rapidamente se extingue: elas recaem imediatamente no pecado. Acontece que, nas quartas, que recebem mais, Deus se retira para intensificar o desejo delas. Uma citação de Agostinho - «que aquele que quer receber muito, amplifique o seu desejo» - é traduzida por uma comparação pitoresca: se alguém quisesse receber muito, abriria muito o seu avental. As quintas beneficiam de uma grande luz; no entanto, segundo a citação do Cântico, ela só lhes aparece por uma fenda.

    Um outro texto de Santo Agostinho deixa entrever uma nova perspectiva mística: «Senhor, tu dás por vezes uma tão grande doçura que se ela fosse perfeita e não fosse o reino celeste, eu não sei o que é o reino celeste.» [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Vi a Cidade Santa, uma Nova Jerusalém 7