Mestre Eckhart – Vi a Cidade Santa, uma Nova Jerusalém 4


  1. Em segundo lugar, «santidade» significa «aquilo que está subtraído à terra».
  2. Deus é «qualquer coisa» e um ser puro, e o pecado é nada e afasta de Deus.
  3. Deus criou os anjos e a alma a partir de «qualquer coisa», quer dizer, a partir de Deus.
  4. A alma é criada, por assim dizer, como que sob a sombra do anjo, no entanto ela e ele têm a mesma natureza, e todas as coisas materiais são criadas do nada e longe de Deus. 1
  5. É por isso que, quando a alma flui para dentro do corpo, ela fica obscurecida e deve ser levada para o alto com o corpo, para Deus.
  6. Quando a alma é desobstruída das coisas criadas, ela é «santa».
  7. Zaqueu, enquanto estava no chão, não conseguia ver Nosso Senhor.
  8. Santo Agostinho diz: «Se o ser humano se quer tornar puro, que ele deixe as coisas terrestres».
  9. Eu aliás já o disse frequentemente: a alma não se pode tornar pura a menos que ela retorne à sua pureza primeira, tal qual Deus a criou.
  10. Da mesma forma que não se pode fazer ouro com cobre se não o fundirmos duas ou três vezes para o fazer retornar à sua natureza primeira, porque todas as coisas que o calor faz fundir, ou que o frio endurece, são totalmente da natureza da água.
  11. É por isso que elas devem ser de novo totalmente reduzidas à água e totalmente privadas da natureza na qual elas se encontram agora; assim, se o céu e a arte ajudarem, contribuem para que ele (o cobre) seja totalmente transformado em ouro.
  12. Compara-se voluntariamente o ferro à prata e o cobre ao ouro, mas quanto mais eles são identificados um ao outro, sem os privar da natureza deles, mais nos enganamos.
  13. O mesmo se passa com a alma.
  14. É fácil pretender ter virtudes ou falar delas, enquanto que é muito raro possui-las. 2

Notas
  1. «Santidade» significa também «aquilo que está subtraído à terra. Para designar Deus, Eckhart emprega habitualmente a palavra «ser». Neste sermão também, ele chama a Deus «ser puro», mas também «qualquer coisa» oposto a «nada», pelo qual ele designa aqui o pecado, e tantas vezes também, as criaturas.

    É por isso que ele nos disse no sermão 24, São Paulo diz, que Deus criou todas as coisas materiais a partir da imagem que Ele tem nele e não a partir dele próprio; ele repete-nos aqui que Ele criou os anjos e a alma a partir de «qualquer coisa», quer dizer a partir dele próprio, Deus. [  ]
  2. Pela sua união com o corpo, a alma fica obscurecida. Apenas quando ela se desobstrui das coisas criadas, ela é levada com o corpo para Deus, «regressada à sua pureza primeira, tal qual Deus a tinha criado».

    Zaqueu não conseguia ver Nosso Senhor enquanto estava no chão. Da mesma forma os metais têm que ser fundidos duas ou três vezes, regressar à natureza da água, da qual eles saíram, para serem transformados em ouro, desde que o céu e a arte lhes adicionem os seus efeitos. (Esta noção da mutação dos metais era corrente na Idade Média.) [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Vi a Cidade Santa, uma Nova Jerusalém 4