Mestre Eckhart – Vi a Cidade Santa, uma Nova Jerusalém 3


  1. A segunda palavra que ele pronuncia, é que a cidade é «santa».
  2. São Dioniso diz que a santidade é toda pureza, liberdade, perfeição.
  3. A pureza, é que o ser humano se afaste dos pecados, o que torna a alma livre.
  4. A similitude é, no reino celeste, a felicidade, a alegria maior, e se Deus viesse à alma, e se ela não lhe fosse sensível, ela sentiria um tormento, porque São João diz: «aquele que peca é um escravo do pecado».
  5. Dos anjos e dos santos, nós podemos dizer que eles são perfeitos, mas dos santos não absolutamente, porque eles têm ainda amor aos seus corpos que repousam ainda na poeira, mas em Deus só está a perfeição total. 1
  6. Eu ficaria surpreendido se, sem ter contemplado em espírito, São João tivesse alguma vez ousado dizer que há três Pessoas, e como o Pai se dispersa com toda a sua perfeição na geração, quer dizer, no Filho, e com a sua bondade no derrame de amor, quer dizer no Espírito Santo. 1

Notas
  1. «A cidade é santa», diz São João. Para Dioniso, «santidade» significa pureza, liberdade, perfeição, seja afastamento do pecado, similitude com Deus que torna a alma capaz de o acolher na alegria.

    Os anjos e os santo são perfeitos, estes últimos com uma restrição que o pregador encontrou em Agostinho: eles têm ainda amor aos seus corpos reduzidos a poeira. Em Deus só, está toda a perfeição. [  ]
  2. Parece a Eckhart que São João não teria ousado falar de três Pessoas em Deus se ele não tivesse contemplado em espírito como é que o Pai comunica a sua própria perfeição pela geração que produz o Filho, e pelo derrame comum de amor que produz o Espírito Santo. [  ]


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