Mestre Eckhart – Maria Madalena foi ao túmulo 1


Sermão 55 - Maria Madalena foi ao túmulo
  1. Maria Madalena foi ao túmulo e procurou Nosso Senhor Jesus Cristo, ela avançou e olhou para o interior.
  2. Ela viu dois anjos junto do túmulo e eles disseram: «Mulher, que procuras tu? - Jesus de Nazaré. - Ele ressuscitou, ele não está aqui.» E ela calou-se e não lhes respondeu.
  3. Ela olhou para trás, e para diante, e por cima do seu ombro, e viu Jesus e ele disse: «Mulher, que procuras tu? - Ó Senhor, se tu o levaste, mostra-me onde tu o puseste; eu quero levá-lo.»
  4. E ele disse: «Maria!» E porque ela tinha escutado frequentemente esta palavra ternamente dita por ele, ela reconheceu-o, caiu aos seus pés e quis tocá-lo. Ele deu um passo atrás e disse: «Não me toques! Eu ainda não fui para o meu Pai.» (Jo 20, Mc 16) 1

Notas
  1. Este texto é retirado do evangelho da Sexta Feira Santa.

    Noutros locais também, Eckhart comentou estas diferentes passagens de João e de Marco sobre o mesmo assunto, nomeadamente no seu Comentário sobre São João.

    Como aqui, ele utilizou uma homilia do Pseudo-Orígenes e uma outra de São Gregório sobre o mesmo assunto. Pode-se constatar que se Eckhart permaneceu fiel às suas fontes, ele não as seguiu servilmente. [  ]


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Maria Madalena foi ao túmulo 1