Mestre Eckhart – Nosso Senhor levantou os olhos 6


  1. Ele diz em seguida: «A vida eterna, é que eles te conheçam como o único verdadeiro Deus.»
  2. Se duas pessoas reconhecem Deus como Um, se uma (lhe desse o valor de mil) e se a outra reconhecesse Deus como «mais de um», mas tão pouco que seja menos (de mil), esta reconheceria mais Deus como Um do que aquela que o reconhecesse como mil.
  3. Quanto mais Deus é reconhecido como Um, mais Ele é reconhecido como Tudo.
  4. Se a minha alma fosse perspicaz, se ela fosse nobre e pura, tudo aquilo que ela conhecesse seria um.
  5. Se um anjo conhecesse uma coisa que para ele tem o valor de dez, e se um outro anjo mais nobre conhecesse a mesma coisa, não seria para ele mais do que «um».
  6. É por isso que Santo Agostinho diz: se eu conhecesse todas as coisas e não Deus, eu não teria conhecido nada. Mas se eu conhecesse Deus e não conhecesse mais nenhuma coisa, eu teria conhecido todas as coisas.
  7. Quanto mais se conhece Deus lucidamente e profundamente como Um, mais se conhece a raiz de onde saíram todas as coisas.
  8. Quanto mais se conhece como Um a raiz, e o núcleo, e o fundo, da Divindade, mais se conhecem todas as coisas.
  9. É por isso que ele diz: «que sejas conhecido como o único verdadeiro Deus».
  10. Ele não diz «como Deus sábio», nem «como Deus justo», nem «como Deus poderoso», mas «como único verdadeiro Deus».
  11. Ele quer dizer que a alma deve desprender e despojar tudo aquilo que adicionam a Deus pelo pensamento ou o conhecimento, e que ela o apreenda na sua nudez, enquanto ser puro: assim ele é «verdadeiro Deus».
  12. É por isso que Nosso Senhor diz: «A vida eterna, é que eles te conheçam como único verdadeiro Deus.» 1
  13. Que Deus nos ajude para que nós cheguemos à verdade que é ser puro, e que nós aí permaneçamos eternamente. Amém. 2

Notas
  1. «A vida eterna, é que eles te conheçam como único verdadeiro Deus.» Eckhart entrega-se aqui a uma especulação tanto mais difícil quanto o texto dos manuscritos é defeituoso.

    Apesar da deficiência da letra neste lugar, o significado evidente, é que quanto mais se conhece Deus como Um, «mais se conhece a raiz de onde saíram todas as coisas», o fundo original, a Divindade.

    A sabedoria, a justiça são «acidentes», «... que a alma desprenda e despoje tudo aquilo que adicionam a Deus pelo pensamento ou o conhecimento, e que ela o apreenda na sua nudez, enquanto ser puro. É por isso que Nosso Senhor diz: "A vida eterna, é que eles te conheçam como único verdadeiro Deus."» [  ]
  2. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 31-59 - Tome II», Éditions du Seuil, Paris, 1978, p. 155-160. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Nosso Senhor levantou os olhos 6